TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DA SOCIEDADE

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DA SOCIEDADE

1. CASAS SUSTENTÁVEIS

Casas sustentáveis é um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após a construção, com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem a necessidade de consumo de energia melhorando a qualidade de vida dos seus moradores, mais comum no meio urbano. As construções sustentáveis dependem de etapas, que são elas:

  • Planejamento da obra de forma sustentável;
  • Aproveitamento dos recursos naturais disponíveis (ventilação e luminosidade natural);
  • Eficiência energética;
  • Gestão e economia de água;
  • Gestão de resíduos;
  • Qualidade do ar e ambiente interior;
  • Conforto térmico e acústico;
  • Uso racional dos materiais;
  • Uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente.

Uma construção ecológica está relacionada a técnicas de construção que utilizam materiais encontrados no próprio local da construção e propõe a menor interferência possível na paisagem, como por exemplo, as casas dos esquimós, feitas de gelo encontrado no próprio local e que se confunde com a paisagem.

2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Definição: desenvolvimento capaz de suprir as necessidade da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criadas pelas Nações Unidas, discute e propõe dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, atendendo as próprias necessidades, mas sem comprometer as gerações futuras.

É possível alcançar o desenvolvimento sustentável?

Sim, é possível, mas para que ele seja alcançado depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos, e ao aumento da reutilização e da reciclagem.

3. ECODESIGN

É todo o processo que contempla os aspectos ambientais onde o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida. Isso significa reduzir a geração de resíduo e economizar custos de disposição final.

O principal objetivo é desenvolver produtos ecoeficientes, ou seja, sistemas e serviços que reduzam o uso de recursos não renováveis e/ou minimizem o seu impacto no ambiente, sem comprometer os cursos, a qualidade e restrições de tempo para fabricação, sendo assim amigáveis para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com