TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CROMATINA

Trabalho Escolar: CROMATINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 2

A cromatina, sob o aspecto morfológico, é classificada em eucromatina e heterocromatina. O que vem a ser cromatina? Qual a diferença entre os dois tipos?

Cromatina é o material cromossômico, amorfo, disperso ao acaso por todo o núcleo da célula. Na divisão celular ela se condensa e se prepara para esta divisão. A cromatina consiste de fibras que contém proteínas e DNA em massas aproximadamente iguais. O DNA na cromatina está fortemente associado a proteínas chamadas histonas, que empacotam e ordenam o DNA em unidades estruturais: os nucleossomos, também são encontrados muitas proteínas não histônicas, algumas das quais regulam a expressão de genes específicos. As histonas H2A, H2B, H3 e H4 unem-se, formando um octâmero denominado nucleossoma, enquanto que a histona H1 une os nucleossomas adjacentes, "empacotando-os", visto que a molecula de DNA "dá" uma volta e meia em torno do octomero de histonas é essencial existir a histona H1 para estabilizar este enrolamento. Durante o ciclo celular a cromatina condensa-se e descondensa-se. E então pode ser divida em heterocromatina e eucromatina.

EUCROMATINA: é a região pouco corada que corresponde a uma região do DNA em que os genes estão ativos, orientando a síntese de RNA e de proteínas. Por isso ela está desenrolada, o que permite ao material genético apresentar grande superfície de contato com as enzimas e com o material necessário à síntese de proteínas, enquanto que, a HETEROCROMATINA é a região condensada e permanentemente inativa (centrômeros e telômeros) ou intercaladas nos braços cromossômicos. A Heterocromatina é constitutiva, quando é permanentemente condensada em todos os tipos de células, e facultativa quando aparece condensada somente em certos tipos de células ou em estágios especiais do desenvolvimento, caso dos cromossomos X das fêmeas de mamíferos: um é ativo e eucromático, enquanto o outro é inativo constituindo a cromatina sexual. As partes que estão mais condensadas e, conseqüentemente, mais coradas são chamadas de heterocromatina (tem função estrutural durante o ciclo celular). Veja abaixo a imagem mostrando o aspecto estrutural de uma eucromatina e heterocromatina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com