TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatina em papel

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório: Cromatina em papel

Introdução

No estudo de hoje iremos extrair pigmentos da célula da tradescancia sp, através da cromatina em papel, e analisar sua células no microscópio ótico.

Em biologia, cromatina é complexo de DNA (RNA) e proteínas que são encontradas dentro do núcleo celular nas células eucarióticas.

A cromatografia em papel baseia-se no principio da adsorção seletiva, um tipo de adesão, desenvolvida em 1994, é uma técnica simples e econômica de separação dos componentes de uma mistura, podendo, em alguns casos, ter uma aplicação qualitativa e quantitativa. Classifica-se como cromatografia líquido-líquida, e a separação ocorrem por partição do soluto entre dois líquidos.

Ou seja, está baseada nas diferentes solubilidades relativas dos componentes da amostra na fase móvel (líquida e na fase estacionária líquida). Esta técnica cromatografia é assim chamada porque utiliza para a separação e identificação das substâncias ou componentes de mistura à migração diferencia sobre a superfície de uma tira de papel de filtro de qualidade especial. Visando ilustrar os conceitos de interação intermoleculares, polaridades e propriedades de funções orgânicas.

Na cromatografia em papel uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente vertical, onde os componentes depositam em locais específicos. O papel é composto por moléculas extremamente longas chamadas celulose. A celulose é um polímero o que significa ela é composta por milhares de moléculas menores que compõem as cadeias de celulose é polar, e como resultado, a celulose tem muitas regiões de altas densidades de elétrons.

Objetivos

Observar os pigmentos (armazenadas nos cromoplastideos) da planta tradescancia sp

 Materiais

Tradescancia sp, béquer, álcool, papel de filtro, tesoura, faca, lamina de vidro, lamínula microscópio ótico.

Procedimento I

Picaram-se algumas folhas de tradescancia sp e depois se macerou com algumas gotas de álcool. Transferiu-se o líquido para um béquer, logo depois cortou-se o papel de filtro em tiras e mergulhou no líquido. Aguardou-se 30 min e observou a separação dos pigmentos.

Procedimento II

Cortou-se uma amostra de folha tadescancia sp, deposito o material na lâmina de vidro pingou-se uma gota de água, cobriu-se com a lamínula e observou no microscópio ótico em lentes de 10x e 40x.

Resultados

As imagens as seguir são resultados dos experimentos realizados:

Figura 01: cromatina em papel. O pimento de cor verde é os cloroplastos e a cor roxa são os plastídios.

Figura 02: Célula vegetal da tradescancia sp observada em aumento de 10x e 40x. Nota-se a presença dos pigmentos clorofila e plastídios.

Discussão

A extração nessa prática possibilitou a retirada dos pigmentos presentes nas folhas da tradescancia sp. Esta pode ser observada através do papel de filtro. O pigmento verde é típico da clorofila (a clorofila é muito importante para a planta, pois capta a luz e a transforma em energia utilizada na síntese de oxigênio e compostos orgânicos), e por ser constituído de moléculas um pouco mais pesadas, se concentram na parte inferior da coluna.

O pigmento roxo são os cromoplastideos, plastos fotossinteticamente inativos. Possuem coloração que variam entre amarelo/laranja (xantoplastos) e vermelho (eritoplastos) de acordo com a substância armazenada. Eles estão presentes em flores e frutos, ou até mesmo noutras partes das plantas. Responsáveis pelos grandes variações de cores de flores e frutos. Como dito, os cromoplastideos são fotossinteticamente inativos, ou seja, não fazem fotossíntese, mas atuam como filtros protetores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com