TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatina

Resenha: Cromatina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  487 Visualizações

DESENVOLVIMENTO

Cromatina é uma proteína composta por aminoácidos ligados a um radical de ácido nucléico representado por uma molécula de DNA. Os ácidos nucléicos encontram-se em forma de dupla-hélice. A cromatina é composta por uma proteína principal denominada de histonas.

O retículo nuclear é uma rede de cromatina. Os filamentos são denominados cromonemas.

Os filamentos de cromatina intercalam pontos de eucromatina e heterocromatina. Esses dois tipos de cromatina procedem de forma diferente, de acordo com a vida da célula.

A cromatina é constituída principalmente por DNA (Ácido Desoxirribonucleico) e por proteínas.

Cada cromossomo esta muito mais distendida, como se fosse um fio de diâmetro, que durante a mitose essa distensão não será igual em todos os pontos, produzindo segmentos mais ou menos descondensados respectivamente. As regiões menos condensadas são eucromáticas, julgando-se que correspondam a zonas de maior atividade genética, a região mais condensada são heterocromática e sua atividade genética é reduzida.

As histonas são proteínas que contem enxofre e tirosina, associada ao DNA do núcleo celular e que intervém, na transmissão de mensagem genética. São as principais proteínas presentes no nucleossomo, possui um importante papel na regulação dos genes, sendo encontradas no núcleo de células eucarióticas.

Existem seis tipos de histonas: H1 também conhecida como H5; H2A e H2B apresentam peso molecular consideravelmente inferior ao do H1, ambas ricas em lisina; H3 e H4 são ricas em arginina e histonas dos Archaea, duas histonas de cada classe que se unem para dar origem a um nucleossomo em associação como o DNA.

...