TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aferição De Aparelhos Volumétricos De Vidro

Exames: Aferição De Aparelhos Volumétricos De Vidro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 3

Prática I – Aferição de aparelhos volumétricos de vidro (pipeta, bureta e balão volumétrico).

INTRODUÇÃO

Quando é preciso fazer uma transferência de um dado líquido em análise é de grande importância saber a quantidade exata que se está realmente utilizando, pois, se o desenvolvimento do experimento for realizado aleatoriamente, sem os devidos cuidados, os resultados obtidos não apresentarão uma boa confiabilidade. Por esse motivo, se torna indispensável à utilização de aparelhos volumétricos de ótima precisão, além de ser necessário ficar atento a vários fatores, tais como o cuidado com a limpeza do material a ser utilizado no experimento. Os equipamentos em geral, devem ser manipulados de forma cuidadosa, especialmente os volumétricos, que são bastante sensíveis a diversos fatores, como a temperatura. Além disso, os materiais volumétricos devem estar completamente secos antes de ser calibrados, como decorrência, os seus resultados serão confiáveis. Assim este relatório apresentará dados dos aparelhos volumétricos pipeta, bureta e balão volumétrico, com volumes corrigidos pelas equações:

(I) V20= (m(f+ag)-m(fv)).(1 - (ρag/ρar)).(1-δ(t-20))

OBJETIVO

Busca-se medir a precisão dos aparelhos volumétricos balão, pipeta e bureta. O cálculo da precisão é feita a partir da massa de água transferida para o erlenmeyer relacionando-a com a densidade na temperatura encontrada, obtendo assim o volume real. Com os valores obtidos, podemos fazer uma análise entre o valor do volume mostrado pelo aparelho (Vreal) e o volume encontrado pela equação I (V20), assim podemos saber a precisão do aparelho.

MATERIAIS E MÉTODOS

a. Materiais Utilizados:

balança analítica

balão volumétrico 100 ml

bécker 100ml

bureta

erlenmeyer 50 mL

pipeta 10 mL

termômetros sensibilidade de 1 °C

b. Reagentes Utilizados:

água destilada (H2O)

Procedimento para a aferição do balão volumétrico:

Iniciou-se o procedimento colocando água destilada (H2O) em um béquer de 50 mL medindo e anotando-se a temperatura do líquido.

Pesou-se o balão volumétrico vazio com sua rolha e registrou-se a massa encontrada.

Posteriormente encheu-se o balão volumétrico com água destilada, averiguando a marca do menisco. Em seguida pesou o balão com sua rolha.

Procedimento para aferição de bureta

Primeiramente montou-se uma bureta limpa em um suporte adequado, e realizou a ambientação da vidraria. Em seguida mediu-se a temperatura da água destilada e encheu-se a bureta até 1 cm acima da marca indicando o 0. Escoou-se excesso de água e verificou se não havia gotículas de água.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com