TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo 3

Artigos Científicos: Capitulo 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  3.885 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a principal diferença entre a BS 8800 e a OHSAS 18001?

A BS 8800 é uma norma britânica que orienta a estrutura do sistema, isto é, “o que fazer”. Já a OHSAS 18001 é uma norma internacional de sistemas de gestão da SST baseada na qualidade de especificação, isto é, “como fazer”.

2) Cite os requisitos da OHSAS 18001:2007. Discorra sobre sua aplicação no contexto do ciclo PDCA.

Os requisitos da OHSAS 18001:207 são identificação de perigo, avaliação de risco e determinação de controles aplicáveis. Esses três requisitos são essenciais para a realização do ciclo PDCA. Este ciclo é dividido em Planejar, Fazer, Checar e Agir.

3) Relacione as principais características e os benefícios de um SISTEMA INTEGRADO de gestão.

O SIG é um sistema único que trata de questões relativas à qualidade, ao meio ambiente, à segurança e à responsabilidade social de um processo. Ele permite

alcançar simultaneamente uma redução de custos ao evitar a duplicação de auditorias, diminuição de duplicidades e burocracia, economia de tempo da alta direção ao permitir a realização de uma única análise crítica. Também melhora o desempenho organizacional e a comunicação da empresa. Entre outras coisas.

4) Determine os principais elementos da norma AS/NZS 4360:2004.

Os principais elementos da norma AS/NZS 4360:2004 são comunicação e consulta, estabelecimento dos contextos, identificação dos riscos, análise dos riscos, avaliação dos riscos, tratamento dos riscos, monitoramento e análise crítica.

5) Discorra, em grupo, sobre as principais características das diversas técnicas de identificação e Análise de Riscos.

• Técnica de Incidentes Críticos: É utilizada para identificar os erros e as condições inseguras que contribuem para os acidentes com lesão, tanto reais como potenciais. Um entrevistador interroga um grupo de pessoas e pede a cada uma para recordar e descrever atos inseguros que tenham cometido ou observado, bem como as condições inseguras que tenham chamado sua atenção dentro da empresa.

• Análise Preliminar de Riscos (APR): É utilizada para identificar fontes de perigo, consequências e medidas corretivas simples, sem aprofundamento técnico, resultando em tabelas de fácil leitura. A APR é uma análise inicial qualitativa, desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema.

• Análise “What-If”: Normalmente é utilizada nas fases

iniciais de projeto. Trata-se de uma técnica especulativa em que uma equipe busca responder o que poderia acontecer caso surgissem determinadas falhas.

• Matriz de Riscos: Consiste numa matriz onde se busca verificar os efeitos da combinação de duas variáveis.

• Hazop: É um dos métodos mais conhecidos na Análise de Riscos na indústria química, em que uma equipe busca, de forma criativa, identificar falhas de riscos e problemas operacionais em subsistemas do processo.

• FMEA: A análise de modos de Efeito de Falhas permite estudar como as falhas de componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com