TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da Citologia

Artigo: Características da Citologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Artigo  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Este documento não é apostila, e sim manual de orientação para o aluno pesquisar em outras fontes.

Citologia → Parte da ciência que estuda as células e seus compostos. Em geral a célula é definida como unidade fundamental dos seres vivos. Pode-se dizer que é a menor porção viva de matéria. São estruturas diminutas e em sua maioria só podem ser observadas com aparelho especial, denominado microscópico (1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias). O marco da historia da célula ocorre em 1665 por Robert Hooke. Microscopio Ótico e eletrônico.

Na natureza existem dois tipos de células:

1. Eucariontes → Apresentam envoltório nuclear e organelas funcionais. (Reprodutoras e Somáticas);

2. Procariontes / Protocélula → (bactérias) Ausência de envoltório nuclear (DNA fica disperso no citoplasma) e de algumas organelas. As organelas presentes nessa célula são os ribossomos, que são importantes na síntese de proteínas, as moléculas de RNA, para traduzir as seqüências de aminoácidos de uma proteína.

Curiosidade: Há cerca de 20 mil ribossomos em um citoplasma bacteriano. Os ribossomos procariotas são diferentes dos eucariotas e essas diferenças foram usadas para desenvolver antibióticos que só afectam os ribossomos bacterianos.

O formato da célula varia com relação ao tecido do corpo humano, elas podem ser esféricas, cubicas etc.

Importante ressaltar que existem células unicelulares e pluricelulares ou multicelulares. As células animais ou vegetais apresentam estruturas denominadas organelas ou organoides.

As organelas nas células funcionam como os órgãos do nosso corpo, cada uma com sua devida funções como estudaremos mais adiante.

As células animais, como vegetais em geral medem de 1 e 100 µm.

Para entendermos que tipo de células são essas, primeiro temos que aprender o que são cromossomos.

Os cromossomos são encontrados no interior das células eucariontes. Cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.

Na maioria das células de nosso corpo ( células somáticas), encontramos 23 pares de cromossomos. Ou seja, são 46 cromossomos. Os pares significam que um dos pares é materno e outro par é paterno. Essas células são chamadas de Diploides, pois cada uma tem pares de cromossomos. Representam assim as células diploides: 2n.

Mas nas células reprodutoras humanas ( espermatozoide e óvulo), encontramos a metade do número de cromossomos. Temos 23 cromossomos. Um só de cada par. Essa célula, com a metade de cromossomos, se denomina haploide. E representamos assim: N

Esquema mostrando os componentes de uma célula animal (organelas):

(1) nucléolo; (2) núcleo; (3) ribossomos (pontos pequenos); (4) vesícula;

(5) retículo endoplasmático rugoso; (6) Complexo de Golgi; (7) Citoesqueleto;

(8) retículo endoplasmático liso; (9) mitocôndria; (10) vacúolo; (11) citoplasma;

(12) lisossomo; (13) centríolos dentro do centrossoma.

Organelas ou organoides e suas funções:

Mitocôndria A palavra mitocôndria é de origem grega, onde “mitos” significa linha e “chondrion” significa grânulo;

Organela que tem o importante papel de gerar energia e respiração celular. A produção de energia passa por algumas fazes, podendo ou não haver gasto de energia. A glicose (energia), é automaticamente transformada em ATP, Adenosina Trifosfato ou Trifosfato de Adenosina.

As mitocôndrias apresentam DNA próprio, transmitindo-se através da herança materna.

Quanto mais a gasto de energia a produção de mitocôndrias, que se duplicam, quanto mais trabalha o órgão, maior quantidade desse organoide, como por exemplo, o coração, as pálpebras, que apresentam movimento involuntário e etc. Os nucléolos são organelas celulares cuja função é produzir ribossomos. Seu tamanho e forma dependem do estado funcional celular, variando conforme a espécie e, dentro de uma espécie, de tecido para tecido e mesmo de célula para célula.

CITOESQUELETO

Responsável por manter a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com