TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da ameba

Artigo: Características da ameba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Amoeba é um gênero de protozoários do grupo dos rizópodes ousarcodíneos. Unicelular como todos os protozoários, possuipseudópodes que auxiliam na locomoção e aquisição de alimento. A maioria é de vida livre, ou seja, não-parasitas; dulcícolas (água doce), possuindo um vacúolo contrátil ou pulsátil que realiza osmorregulação - eliminando o excesso de água absorvida -, permitindo a vida da célula.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Filo: Protozoa

Classe: Sarcodina

Ordem: Amoebina

Família: Osphronemidae

Parasita: Entamoeba histolytica.

Vetor: A transmissão é feita pela via fecal-oral, ou seja, uma pessoa contaminada elimina o parasita nas fezes, e outra, de algum modo, acaba engolindo-o.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A ameba realiza sua alimentação através do processo de fagocitose (quando outro ser se aproxima, ela cria com o corpo pseudópodos (pés falsos) que envolve o alimento, levando-o para dentro da ameba onde ocorre o processo digestivo. Os partes não aproveitadas são eliminadas.

Não apresenta um formato definido.São protozoários formados por uma única célula (animal unicelular), ou seja, fazem parte de uma das mais simples formas de vida do planeta

Possuem uma grande capacidade de adaptação, podendo viver muito bem na água, na terra e no musgo úmido. No ser humano, a espécie entamoeba, pode causar uma doença conhecida como desinteria amebiana ou amebíase (diarréia infecciosa com muco e sangue)

A reprodução da ameba ocorre por um simples processo de divisão celular: uma ameba se divide em duas. Alimentam-se de bactérias, algas e outros protozoários

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Diâmetro: 0,3 cm

Características: seres unicelulares

Reprodução: ocorre por divisão binária

A amebíase intestinal é um doença que ocorre quando o indivíduo se contamina com a ameba Entamoeba histolytica. A transmissão é feita pela via fecal-oral, ou seja, uma pessoa contaminada elimina o parasita nas fezes, e outra, de algum modo, acaba engolindo-o.

Esse modo de transmissão pode se dar de diversas maneiras, principalmente através do consumo de água ou alimentos contaminados. A transmissão pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa evacua, não lava as mãos adequadamente e vai preparar alimentos para outros. Banhar-se ou consumir água de locais com más condições sanitárias também são um fator de risco para amebíase.

Pessoas que moram no mesmo domicilio de pacientes infectados apresentam alto risco de contaminação, uma vez que os cistos da ameba são bastante resistentes, podendo contaminar objetos de uso comum e sobreviver neles durante vários dias.

Qualquer contato com fezes contaminadas pode causar a transmissão, incluindo pessoas que têm relação sexual anal, seguida de sexo oral.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/ameba.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com