TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amebas de Vida Livre

Por:   •  21/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 4

Willis

        O método de Willis se baseia na flutuação de ovos de helmintos em uma solução saturada de cloreto de sódio em água, onde esta solução tem uma densidade de 1,2 g/mL. O princípio deste método é de que corpos menos densos tendem a flutuar sobre corpos mais densos em uma solução. Portanto, quanto menos densos os ovos forem melhor serão detectados através desse método, que utiliza uma solução com alta densidade, como forma de produzir a flutuação dos ovos até a superfície. E ainda como princípio deste método, está a aderência dos ovos. E então, quando os ovos flutuarem, encontrarão a lamínula de microscópio e irão aderir-se a esta superfície sólida.

        Este método tem por objetivo fazer a detecção de ovos de helmintos, principalmente ancilostomídeos e de Trichiurus trichiura.

        O método de Willis é um método eficiente e rápido. Consegue-se fazer a leitura da lâmina sem interferentes, pois os detritos ficam sedimentados. Pode-se fazer o ajuste na densidade da solução, fazendo o método ser mais específico ou mais abrangente.

        A desvantagem deste método é que o mesmo só consegue detectar formas leves e também é utilizada pouca quantidade de amostra, sendo assim, informações podem ser perdidas.

Hoffmann

        O método de Hoffmann consiste no princípio da sedimentação espontânea, cuja sedimentação é inserida em lâmina e observada em microscópio. É considerado um método universal por conseguir captar todas as formas parasitárias possíveis (como presença de ovos nas fezes, cistos de protozoários e larvas de helmintos). Consiste basicamente na diluição da amostra (de 2-5g) em água, filtração através da gaze e repouso em copo de sedimentação (aproximadamente 1 hora). Após sedimentação, retirar sedimento com o uso de pipeta Pasteur e análise em lâmina com lugol.

        Este método tem por objetivo detectar as diversas formas parasitárias na amostra fecal do paciente.

        As vantagens do método de Hoffmann incluem o baixo custo (materiais baratos), diagnóstico satisfatório por conta da grande quantidade de amostra utilizada (2-5g) e o fato de ser considerado um “método universal”.

        A principal desvantagem deste método se dá quanto a grande quantidade de detritos fecais, dificultando a melhor visualização da amostra durante sua análise.

Simões Barbosa

        O método de Simões Barbosa é classificado por quantitativo, pois através dele é possível estimar, através de um cálculo, o número de ovos por mL de fezes.

        O cálculo se dá da seguinte maneira:

Nº de ovos encontrados na lâmina -----------------------  0,1mL (quantidade da amostra na lâmina)

Nº de ovos em todo o sedimento ---------------- Volume do sedimento (depois de 1 hora)

O valor encontrado para ovos presentes no sedimento (x) será dividido pela quantidade inicial da amostra (y), assim, obtêm-se a quantidade de ovos por mL.

        Este método tem por objetivo fazer a contagem e detecção de ovos de helmintos, principalmente ancilostomídeos e de Trichiurus trichiura.

        As vantagens do método de Simões Barbosa é que podemos estimar a quantidade de ovos presentes na amostra utilizada para a análise e, com isso, podemos supor a carga parasitária no paciente e confirmar o diagnóstico.

        A principal desvantagem é a demora para obter a sedimentação e análise e por ser um método de contagem para ovos de helmintos, o que coloca o método de Hoffman em maior vantagem (por ser universal, utilizando-se do mesmo tempo para sedimentação do material da amostra).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com