TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do Pâncreas

Seminário: Características do Pâncreas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  1.126 Visualizações

Página 1 de 4

Pâncreas

Características do Pâncreas

O pâncreas é responsável pela produção de insulina, hormônio fundamental para o metabolismo da glicose pelas células do organismo, cuja deficiência é a causa do diabetes. É uma glândula grande, e cor amarelada ou cinza-avermelhada, situada por trás do estomago, na altura das primeiras vértebras lombares.divido em três regiões principais: cabeça, corpo e cauda. Prolonga-se ate as proximidades do duodeno (porção anterior do intestino delgado). É formado por um conjunto de células secretoras exócrinas, os assinou pancreático, nas quais se elabora o suco pancreático digestivo; e por uma serie de agrupamentos celulares endócrinos, as chamadas ilhotas de Langherans,que se agregam dois importantes hormônios, a insulina e o glucagon, responsável pelo controle do açucara armazenado no organismo.

A anatomia comparada. Observa-se uma evolução progressiva desde os vertebrados mais primitivos ate o homem, na estrutura do pâncreas. Nos cordados inferiores como o anfioxo, não se encontra ainda um pâncreas propriamente dito, mas um grupo de células com características próprias das células pancreáticas, que se situa no extremo anterior do tubo digestivo. A medida que se ascende na escala evolutiva, observa –se uma maior diferenciação, ate chegar ao pâncreas humano. Nas lampreias, existe um tecido pancreático mais ou menos difuso. O órgão aparece já constituído como tal em alguns peixes e, a partir deles, em todos os grupos de vertebrados, anfíbios e mamíferos.

O suco pancreático compõe-se de água, sais mucinas e de diferentes enzimas de ação digestiva. Algumas delas agem sobre os carboidratos, como amilase; outras sobre gorduras, como a lípase;e outras ainda sobre proteínas, como a tripsina.

O componente endócrino é formados pelos hormônios denominados insulina e glucon. A primeira que estimula a entrada da glicose do sangue no interior das células, onde é utilizadas como combustível, é produzida pelas chamadas células betas das ilhotas de langerhans. O glucagon exerce o efeito oposto, ao atuar no fígado para facilitar a conversão do glicogênio em glicose.

Entre as afecções mais importantes o pâncreas estão os tumores, quistos e inflamações. As inflamações agudas se devem a obstrução dos condutores pancreáticos ou efeito agressivo de certas drogas, como o álcool, que origina a destruição de uma parte do tecido e a liberação das enzimas contidas nas células, o que provoca necrose, hemorragias, supuração etc. O tratamento inclui a administração de agentes inibidores de secreção pancreática. A pancreatite crônica, que conduz a atrofia do órgão e tratada sobretudo com dieta pobre em gorduras redução do glicogênio em glicose.

O pâncreas é um órgão que contem dois tipos básicos de tecidos : os acinos, produtores de enzimas digestivas e as ilhotas, produtoras de hormônios.

O pâncreas secreta enzimas digestivas ao doando e hormônios a corrente sanguínea.

As enzimas digestivas são liberadas das células dos ácinos e chegam ao ducto pancreatico por vários canais.

O ducto pancreático principal une-se ao ducto biliar no esfíncter de oddi, onde ambos drenam para o interior do duodeno.

As enzimas secretas pelo pâncreas digerem proteínas, carboidratos e gorduras.

As enzimas proteicas que quebram as proteínas, em uma forma que o organismo possa utilizar , são secretadas em uma forma inativa .

Elas são ativadas somentes quando atigem o trato digestivo.

O pâncreas também secreta grandes quantidades de bicarbonato de sódio,que protege o duodeno neutralizando o acido oriundo do estomago.

Os três hormônios produzidos pelo pâncreas são a insulina, que reduz o nível de açúcar (glicose) no sangue, o glucogran, que eleva o nível de açucar no sangue e a somatostina, que impede a liberação dos dois outros homonios.

o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com