TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Carácter investigativo e avaliativo

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 18
  1. Introdução

O presente trabalho, de carácter investigativo e avaliativo, insere-se numa componente programática da cadeira de Introdução a Energias Renováveis e Energia Da Biomassa, e subordina-se com o tema de biomassa, tendo como objectivo, descrever as diferentes fontes de recursos da biomassa, identificar os tipos de recursos da Biomassa e suas formas de aproveitamento de cada tipo de recurso da Biomassa.

Como é sabido que a biomassa é qualquer material passível de ser decomposto por causas biológicas, ou seja, pela acção de diferentes tipos de bactérias que quando “misturado” com os excrementos das plantas, os animais, incluindo seus resíduos, as matérias orgânicas provenientes de indústrias alimentícias e outras indústrias, restos de supermercados e feiras em geral, dejectos humanos e de animais, podem gerar a energia. A biomassa para energia pode ser considerados em três grandes grupos nomeadamente: biomassa líquida, sólida e gasosa. Biomassa diz “a biomassa pode ser definida como qualquer material passível de ser decomposto por causas biológicas, ou seja, pela acção de diferentes tipos de bactérias. De maneira geral a biomassa pode ser descrita como a massa total de matéria orgânica que se acumula dentro de um espaço. Sendo assim, podemos considerar biomassa as plantas, os animais, incluindo seus resíduos, as matérias orgânicas provenientes de indústrias alimentícias e outras indústrias, restos de supermercados e feiras em geral, dejectos humanos e de animais, entre outros.” do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal.

  1. Metodologia

Para a realização deste trabalho, usamos diversas metodologias como, o uso de alguns manuais baixados principalmente na internet e algumas referencias retiradas no plano analítico da Cadeira.  Sendo um trabalho científico, este não foge da regra, pois baseou-se no método bibliográfico, que serão apresentados na Bibliografia.

  1. Objectivos
  1. Geral:
  • Analisar o Estudo dos Recursos da Biomassa.
  1. Específicos:
  • Descrever as fontes de recurso da Biomassa;
  • Identificar os tipos de recursos da Biomassa;
  • Conhecer as vantagens e desvantagens de recursos da biomassa; e
  • Saber o aproveitamento de cada tipo de recursos da Biomassa.
  1. Recursos da Biomassa: Conceito         

É a energia gerada a partir de matéria orgânica biodegradável, que pode ser empregada como fonte de energia.

É qualquer material orgânico que pode ser utilizado como fonte de energia. Madeira, produtos agrícolas, resíduos sólidos, o gás dos aterros, combustíveis à base de álcoois.

Trata-se do aproveitamento energético da floresta e dos seus resíduos bem como dos resíduos da agro-pecuária, da indústria alimentar ou dos resultantes do tratamento dos efluentes domésticos e industriais. A partir da biomassa pode produzir-se biogás e biodiesel. A biomassa (madeira e restos orgânicos) pode ser utilizada directamente por queima (a lenha serve para aquecimento), ou na sua transformação em combustível, por fermentação (por exemplo o girassol pode ser transformado e posteriormente usado como combustível líquido).

É uma fonte de energia inesgotável mas poluente.

Em Moçambique, o maior combustível doméstico utilizado pelas populações em geral e especificamente nas zonas rurais, é sem dúvida a lenha e o carvão vegetal. Estima-se que cerca de 80% da População Moçambicana supre as suas necessidades energéticas recorrendo a energia de Biomassa lenhosa. Este facto cria uma pressão sobre as florestas originando o desflorestamento. Outros combustíveis domésticos são utilizados por um número menor de consumidores tal como a energia eléctrica, petróleo, gás natural e sistemas de geradores a diesel.

  1.  Características da biomassa

  • A biomassa é um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
  • Processos de geração de energia: combustão, etanol, biodiesel, biogás e outros.
  • Parte da energia contida na biomassa é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.
  • Tem baixo custo, é renovável e permite o reaproveitamento de resíduos.
  • A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas este composto é previamente absorvido para a constituição das plantas.

  1.  Fontes de recursos da Biomassa

Existem duas fontes de recursos da biomassa, que são:

  • Fontes Primárias; e
  • Fontes Secundárias.

  1. Fontes primárias

São aquelas fontes obtidas directamente da natureza.

  1. Biomassa de origem florestal

O aproveitamento dos resíduos florestais está desde sempre ligado à necessidade em madeira para energia, nomeadamente para utilização doméstica. Com o desenvolvimento industrial muitos destes resíduos foram canalizados, desde cedo, para o abastecimento de unidades industriais como fonte de energia. O aproveitamento de resíduos florestais é realizado, em geral, manualmente e de modo complementar, recorrendo-se à recolha e transporte das ramagens, bicadas, pinhas etc., para o local de transformação, após as operações de podas, desrama, limpezas, ou abate de árvores. A tradicional limpeza de matos para obtenção de biomassa para a cama do gado e para fins energéticos caiu praticamente em desuso.

  1. Carvão Vegetal

O carvão vegetal é uma fonte de energia muito utilizada no quotidiano. É o combustível de aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha. No âmbito industrial, o produto é utilizado como fonte de energia para alguns sectores, como a siderurgia. O carvão vegetal é obtido através da queima da madeira e tem sido utilizado desde o período pré-histórico.  O processo de obtenção é a carbonização ou pirólise, que é praticado, de forma tradicional em fornos de alvenaria com ciclos de aquecimento e resfriamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com