TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartografia

Projeto de pesquisa: Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Cartografia como a ciência de fazer mapas possui uma estreita relação com a ciência Geográfica, pois, permite especializar os fenômenos geográficos. Desta forma não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica deva ser ensinado e compreendido pelos alunos, para que estes consigam através do mapa ver a realidade. Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino da Geografia como forma de compreender a realidade. Para tanto os assuntos aqui abordados referem-se à Cartografia, a relação da Cartografia com a Geografia, a Educação Cartográfica e aos exemplos de utilização de mapas temáticos no ensino da Geografia. Conclui-se com esta pesquisa que muitos são os esforços em permitir a alfabetização cartográfica e que através da linguagem cartográfica o aluno possa entender o mapa, a realizar leituras dos temas do espaço geográfico sobre este mapa. Palavras-chave: Cartografia; Geografia; Mapa Temático.

Hoje é evidente nas aulas de Geografia que o assunto de Cartografia e linguagem Cartográfica deva ser ensinado e compreendido, e não apenas ser vagamente comentado. Atualmente é essencial que os alunos conheçam o mapa e possam fazer a leitura deste mapa, compreendendo o que está ali e através dele entender a realidade. Este trabalho refere-se à utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino da Geografia como forma de compreender a realidade. Desta forma, foi abordado inicialmente o que é cartografia e seus desdobramentos ao longo do tempo, a relação entre as duas ciências a Cartografia e a Geografia, a Educação Cartográfica e a sua importância e exemplos de utilização e interpretação de mapas temáticos nas escolas.

No XX Congresso Internacional de Geografia, realizado em Londres em 1964, a Associação Cartográfica Internacional (ICA) adotou como definição de Cartografia, citado por Duarte (2002, p.15) como "conjunto de estudos e operações científicas ,artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização"

CARTOGRAFIA

A cartografia compõem –se em diversos ramos onde iremos destacar no decorrer desta síntese. É uma ciência, onde podemos defini-la como Comunicação e Análise. No caso da Cartografia Análise está ligada há Cartografia Geográfica onde ocorrem estudos de fenômenos que podem ser mapeados.

Já no caso da cartografia da comunicação concentra mais na carta existente: como foi feita e como pode ser lida e interpretada.

a. A cartografia é, ao mesmo tempo, arte e ciência;

b. A cartografia pode ser subdividida em pelo

menos dezessete grandes componentes que são interligados, porém distintos, e podem ser estudados em separado por cada uma das especializações cartográficas;

c. A história da cartografia mostra suas bases culturais, científicas e sua importância económica;

d. A comunicação é um dos grandes objetivos da cartografia; um outro é a análise espacial

cartográfica;

e. Todos os mapas têm distorções; contudo, geralmente elas são controladas, conhecidas e

aceitáveis, desde que os usuários as entendam;

f. Existem três atributos imprescindíveis de qualquer carta ou mapa; um é a projeção, que

permite a representação em papel plano das coordenadas geográficas e de outras características da Terra esférica.

g. Outro atributo é a escala, que determina obrigatoriamente a generalização da realidade;

h. O terceiro atributo inevitável é a simbolização, frequentemente associado à classificação para simplificar o processo de comunicação através de símbolos.

Existem muitas classificações e subdivisões dos produtos cartográficos, sejam eles cartas ou mapas. Uma delas é a que os divide em especiais e sistemáticos. Os especiais são mapas avulsos ou de uma pequena série, como os de um atlas, e, geralmente, de escalas pequenas. Os sistemáticos são os que, de forma séria e organizada, cobrem um país ou uma região através de dezenas ou até milhares de cartas produzidas.

Cartografia Especial

As cartas sistemáticas podem ser subdivididas em topográficas e temáticas. As

topográficas, são as mais conhecidas e usadas, e recebem atenção exclusiva

nos, Princípios de Cartografia Topográfica. Os mapas temáticos apresentam temas como a geologia, as rotas de navegação, a vegetação, etc., de uma forma sistematizada, frequentemente através do uso das cartas topográficas como a base cartográfica.

Exemplos:

1. Cartas Geográficas

2. Topográficas: São aquelas confeccionadas mediante um levantamento topográfico regular ou compiladas de cartas topográficas existentes e que incluem os acidentes naturais e artificiais, permitindo facilmente a determinação de altitudes.

3. Planimétricas:

a. É o mesmo que cartas topográficas, entretanto não faz parte das suas características fundamentais a representação das altitudes, podendo até omiti-las.

b. Cadastrais: São aquelas, geralmente de escala grande, usadas para mostrar limites verdadeiros e usos das propriedades, podendo omitir elevações e detalhes naturais ou artificiais desnecessários.

c. Aeronáuticas: São aquelas que representam a superfície da Terra em seus aspetos culturais de relevo, de maneira a satisfazer, especificamente as necessidades da navegação aérea.

d. Cartas náuticas: São aquelas que resultam dos levantamentos dos mares, rios, canais e lagoas navegáveis e que se destinam à segurança da navegação.

e. Cartas especiais: São as cartas, os mapas ou as plantas que em qualquer escala são geralmente preparadas para fins específicos:

4. Cartas geológicas: São aquelas que representam as características e a distribuição geográfica dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com