TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Cartografia

Monografias: História Da Cartografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO EDUCACIONAL- SESI- 409°

JUNDIAÍ

2013

Gustavo Machado dos Santos N°10

Leonardo de Melo N°12

Lucas Eduardo N°17

1° U

História da Cartografia

trabalho de pesquisa realizado junto

a disciplina de geografia sob as orientações

do professor juliano.

Jundiaí

2013

Índice

Introdução__________________________________________

Origem da cartografia_________________________________

As diferentes visões e concepções da Terra e Mundo______

Discutindo a forma da Terra____________________________

Cartografia no século XV e XVI__________________________

Cartografia Atual______________________________________

Conclusão___________________________________________

Bibliografia___________________________________________

Introdução

A história da cartografia não é um assunto fácil de se abordar, porém, reunindo algumas informações conseguiu-se viajar pela sua história. Esta pesquisa irá te proporcionar um conhecimento desde o inicio da cartografia até seus métodos mais avançados.

Os assuntos tratados na pesquisa serão desde a

Origem da cartografia

-Cartografia na Antiguidade:

A produção de mapas ocorre desde a pré-história, antes mesmo do surgimento da escrita. O primeiro mapa que se tem registro é o Ga-Sur, produzido entre 2400 a 2000 a.c. , elaborado numa placa de barro com inscrições da escrita cuneiforme em uma representação do sul da Mesopotâmia. Os primeiros mapas eram confeccionados em placas de argila suméria e papiros egípcios.

-Cartografia na Idade Média:

Ao fim do período clássico, a cartografia passou por um período de pouco desenvolvimento durante o início da Idade Média quando a Igreja teve forte influência sobre a confecção dos mapas onde todas as conquistas científicas realizadas anteriormente, foram substituídas por uma representação simbólica e caráter religioso.

Ao final do período, todo o conhecimento em torno da cartografia que estava esquecido no ocidente, mas que vinha sendo preservado pelos árabes, voltou à tona atingindo seu apogeu na época das Grandes Navegações quando se inicia a Idade Moderna.

As diferentes visões e concepções da Terra e Mundo:

-Teoria Geocêntrica:

Aristóteles desenvolveu a teoria geocêntrica. Essa teoria dizia que a Terra estava no meio do universo, sem se mexer,e todos os astros giravam em torno desta, em órbitas circulares perfeitas. Os astros estavam presos por bolas de cristal. Aristóteles também mencionava que o universo acima da Lua era perfeito e que a Terra era redonda.

-Teoria Heliocêntrica:

Aristarco de Samos, contemporâneo de Aristóteles,desenvolveu a teoria heliocêntrica, que dizia que o Sol estava no centro do sistema solar e que a Terra fazia órbita à volta dele como todos os outros planetas. Esta teoria não foi aceita.

Mais tarde, Ptolomeu acrescentou à teoria de Aristóteles que os planetas quando giravam à volta da Terra também descreviam uma órbita em torno de si próprios.

Discutindo a forma da Terra:

-Forma plana:

Nos dias de hoje é muito comum supor que as pessoas da Antiguidade acreditavam que o mundo era plano. Mesmo que muitos cálculos astronômicos pudessem ser resolvidos igualmente com a terra plana, a ideia de uma Terra esférica já havia surgido na Grécia de antes de Cristo ou no antigo Egito embora restrita com os conhecimentos de agrimensura. Nos tempos de Plínio, o Velho (primeiro século) essa ideia era bem aceita no mundo greco-romano. Nessa época, Ptolomeu derivou seus mapas de um globo curvado e desenvolveu o sistema de latitudes e longitudes. Entre os primeiros cristãos, uns poucos escritores questionaram ou mesmo se opuseram à esfericidade da Terra com fundamentos teológicos, mas muitos desses não são tidos como influentes em períodos posteriores como a Idade Média, devido à escassez de referências a seus escritos.

-Forma esférica:

Atualmente é comum supor que as pessoas da Idade Média ou da Antiguidade acreditavam que a Terra era plana, ideia essa que é rejeitada por alguns pesquisadores. Há quem afirme que o primeiro registro escrito da esfericidade da Terra está na Bíblia no livro Isaías 40:22. Nessa passagem, a tradução da Bíblia para o latim (a Vulgata Clementina, que estava em vigor no tempo da Idade Média) traduzia as palavras hebraicas "דיסק" e "‎המעגל" por "círculo" e "disco" ou seja, porção de plano limitada por uma circunferência. Santo Agostinho, que influenciou muito a filosofia medieval, já sabia que a Terra era redonda.

Em 2011, a ESA - Agência Espacial Européia, divulgou imagens detalhadas que mostram o quanto a esfera terrestre é irregular. As imagens foram capturadas com precisão inédita pelo satélite GOCE - Explorador de Circulação Oceânica e Campos de Gravidade. Segundo cientistas, Geóide é a forma que mais se aproxima da Terra real.

Cartografia no século XV e XVI:

Com a reabertura comercial do Mar Mediterrâneo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com