TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Respiratório

Dissertações: Caso Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 9

ESTUDO DE CASO SAÚDE DO IDOSO

IDOSO - SINDROMES GERIÁTRICAS

DG, viúva, 72 anos de idade, 3 filhos, 8 netos e 2 bisnetos, enfermeira aposentada, mora só, se recusa ao auxilio de cuidador, sua casa é de alvenaria em boa condição, com presença de escadas para acesso a rua, não possui plano de saúde. Tem o diagnóstico de Demência, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial controlada com medicação, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), osteoporose em tratamento de reposição hormonal e nutricional. Sedentária, com dificuldade de deambulação após queda em casa e, consequente artroplastia total de quadril a D há 5 meses, história de tabagismo, vacinação atualizada, estando em acompanhamento pela equipe de Estratégia de Saúde da Família. Não tem atividade sexual há aproximadamente 12 anos, por se considerar “muito velha para estas coisas”. Familiares referem que a mesma vem apresentando mudança de comportamento há 6 meses, confusa em determinados dias, apresentou 4 episódios de queda no ano passado, sendo que o último resultou em fratura de quadril, tendo a mesma sido submetida a artroplastia e atualmente, em uso de andador. Ontem, deu entrada no Ponto Socorro do hospital Santa Lúcia com quadro de dispneia aos médios esforços, tosse produtiva com expectoração esverdeada, dor torácica, febre há 7 dias e perda de peso com piora há 3 dias. Ao exame físico confusa, letárgica, taquidispnéica, com cateter de oxigênio 1 litro/minuto, aumento anteroposterior de tórax, expansibilidade diminuída globalmente, com leve tiragem intercostal, frêmito toracovocal diminuído globalmente com distribuição normal, hipersonoridade a percussão em todo o tórax, com predomínio em bases e nas regiões anteriores, murmúrio vesicular diminuído globalmente, com roncos e crepitações grossas difusas. Ausculta da voz diminuída globalmente, com distribuição normal. Normotensa, ausculta cardíaca com BRHipoF, sem sopro. Eletrocardiogrma em taquicardia sinusal. Abdome plano, flácido e indolor à palpação superficial e profunda. Hábito intestinal diário e micção presente sem alteração. Cianose de extremidades, com edemas em MMII, hipocratismo digital em quirodáctilos e pododáctilos. Febril (38°C). Na radiografia de tórax presença de hiperinsuflação com alargamento dos espaços intercostais e infiltrado intersticial em base de HTD.

Após avaliação pelo médico, foi solicitada internação e tida à seguinte prescrição médica inicial:

1. Jejum oral

2. S.F. 0,9% 500 ml

KCl 19,1% 5 ml EV de 12/12 h

NaCl 20% 8 ml

3. Dipirona 1 ampola ___ EV de 6/6h, se temperatura ≥ 37,8 °C.

4. Cateter de oxigênio 1 litro/min

5. Metilprednisolona 20 mg ___ EV de 6/6 horas.

6. Zitromax 500 mg ____ EV 1 vez ao dia.

7. Inalação com S.F. 0,9 % ____ 5 ml e 5 gotas de Berotec

8. Cultura da secreção brônquica e hemocultura

Na unidade de internação foi colhida a gasometria arterial com o seguinte resultado:

Gasometria Arterial Resultado Valor de referência

pH 7,19 7,35 – 7,45

PaCO2 67 35 – 45 mmHg

PaO2 53 80 a 100 mmHg

Bic 25 22 – 28 mEq/L

BE 0 -2 a +2

Sat O2 80% Acima de 95%

Após leitura e compreensão dos dados apresentados pela Senhora D.G. responda as questões que seguem:

1.a) Identifique o diagnóstico sindrômico desta paciente decorrente ao quadro apresentado na unidade de Pronto Socorro. Justifique a sua resposta.

Resposta: Enfisema pulmonar com exacerbação bacteriana. O diagnóstico clínico da exacerbação da DPOC se baseia na piora dos sintomas de base com aumento da dispneia, aumento da tosse e aumento do volume de secreção pulmonar. A piora de 2 desses fatores há mais de dois dias, caracteriza a exacerbação da DPOC. Quando a expectoração está de coloração clara, trata-se de exacerbação não bacteriana e quando a exacerbação está amarelada ou esverdeada trata-se de exacerbação bacteriana. Só há indicação do uso de antimicrobianos para a exacerbação bacteriana.

1b) Identifique os achados do exame físico pulmonar apresentados pela Senhora D.G. no Ponto Socorro que são característicos da doença pulmonar da qual é portadora. Relacione estes achados com o processo fisiopatológico da doença em questão.

Resposta: taquidispneia, aumento anteroposterior de tórax, expansibilidade diminuída globalmente, com leve tiragem intercostal, frêmito toracovocal diminuído globalmente com distribuição normal, hipersonoridade a percussão em todo o tórax, com predomínio em bases e nas regiões anteriores, murmúrio vesicular diminuído globalmente, com roncos e crepitações grossas difusas. Ausculta da voz diminuída globalmente, com distribuição normal.

Estas alterações obtidas pelo exame físico pulmonar relaciona-se com o processo fisiopatológico do Enfisema, justificada pela inflamação crônica fazendo com que haja um desequilíbrio entre proteases e antiproteases no parênquima pulmonar. Sendo assim, qualquer fator que aumente as proteases, principalmente a elastase, e/ou iniba ou reduza a antielastase, promove a destruição do arcabouço elástico do pulmão. A mais importante antielastase é a alfa-1-antripsina, e a principal fonte de elastase são os neutrófilos, que encontram-se elevados, junto com os macrófagos, no tabagismo. O mecanismo de destruição pulmonar ocorre da seguinte maneira: os macrófagos são anormais em fumantes e destroem o tecido pulmonar, além disso, os leucócitos que combatem a infecção pulmonar estão alterados e liberam enzimas que também realizam esta função, e ainda a alfa-1-antitripsina, que funciona defendendo o tecido pulmonar contra essas enzimas, encontra-se inativa pela ação de oxidantes liberados pela fumaça do cigarro e pela ação dos leucócitos anormais. As glândulas das paredes brônquicas se hipertrofiam e produzem grande quantidade de secreções que obstruem de maneira parcial ou total as vias aéreas. Isto faz com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com