TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Social

Trabalho Universitário: Ciencia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

Ciência Social: Emile Durkheem, Karl Marx e Max Weber.

Ciência Social – Unidade 1.

1.A Revolução Industrial significou um conjunto de transformações em diferentes aspectos da atividade econômica (indústria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicação, etc), que levou a afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. Quais são as classes sociais básicas do capitalismo?

Resposta

Burguesia e proletariado

2.Assinale abaixo qual das alternativas corresponde à idéia de Émile Durkheim sobre a divisão de trabalho:

Resposta

A divisão do trabalho, não leva aos conflitos sociais e torna possível a união e a solidariedade;

3.Com o objetivo de entender o Capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia, uma grande contribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos científicos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de alienação, que é:

Resposta

A separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também da vida política, em razão da imposição do mundo capitalista.

4.Max Weber, em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, relaciona o papel do protestantismo com a formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno, entre suas conclusões é incorreto afirmar:

Resposta

Weber constata que não há relação entre religião e afirmação do capitalismo, pois religião e desenvolvimento econômico são temas que não se relacionam.

.........................

1. A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:

R: I. A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.

III. A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.

2. O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu O Príncipe, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.

“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer-te a verdade, passam a faltar-te com a reverencia.” (O Príncipe – Maquiavel).

A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:

R: Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem restringir-se a seus respectivos papéis.

3. “A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc.” (MARTINS. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1992).

A partir do fragmento acima, qual a função da Sociologia?

R: Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas

4. Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. “Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009)

Segundo esta leitura é correto dizer que o Iluminismo:

R: II- Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados a sociedade capitalista.

III- Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.

IV- Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.

5. ... “A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”

(MARX, K. e ENGELS, F. MANIFESTO COMUNISTA. 1848).

A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que,

R: na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isto somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

6. “Um levantamento inédito do governo federal mostra que quase 98% dos casos de assassinatos no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes.

Foram analisadas 180 situações que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenação.

Outros três casos chegaram a ser julgados, mas os réus foram absolvidos.

O trabalho, desenvolvido pela Ouvidoria Agrária Nacional e Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, mostra também que a maioria dos assassinatos no campo paraense (61%) não chega à Justiça. Dois em cada dez casos nem foram investigados.

O levantamento indica que a maioria

das mortes (162) tem relação com disputas por terras e recursos naturais, como madeira.

Além do Pará, as ouvidorias analisaram também as mortes ocorridas no campo de Mato Grosso e Rondônia.

Na zona rural de Rondônia foram 47 situações, em que 71 pessoas foram mortas. Quase a metade (45%) gerou processos e em apenas 13% delas houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com