TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Social

Artigos Científicos: Ciência Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2012  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de socialização

A socialização é um processo de aprendizagem e assimilação de hábitos característicos de um grupo social, é continuo e realizado através da comunicação.

O processo se dá desde os primeiros dias de vida, porém o primeiro e talvez mas o mais importante é o processo primário, que é aquele em que a criança estabelece relações com sua família, além do caráter biológico, ao socializar-se com os membros da família a criança constrói a estruturação fundamental para a socialização da pessoa ao longo de sua vida. É nesta etapa que assimilamos mais facilmente os valores que nos são incutidos. Sem essa etapa fica mais difícil do individuo interagir com os demais da sociedade.

Outra etapa muito importante é na fase da socialização na escola, pois nela aprendemos a lidas com regras e a interagir com os colegas de diferentes culturas e costumes, aprendendo assim a aceitar e a respeitar a ter limites . Na escola muitas vezes nos identificamos mais com alguns colegas do que com outros, por estes terem o “mesmo” modo de pensar e agir que nós, e muitas vezes quando a criança não consegue estabelece uma boa relação com o restante da turma, esse é alvo de piadas e de respeito, o que hoje é caracterizado como “bulling”.

Assim sendo, o processo de socialização é muito importante em todas as etapas, pois dependendo de como o individuo se relaciona com os demais, este pode sofrer preconceitos, o que pode acarretar em várias frustações, afetando assim a vida social como um todo.

GRACS

Aula-tema 3: O indivíduo e a sociedade

Esta atividade é importante para desenvolver habilidades de análise e raciocínio crítico, especialmente para refletir sobre a questão da socialização e dos papéis sociais.

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

Não tem como imaginar a sociedade sem pensar nas pessoas que a compõem, o ser humano está ligado à vida em sociedade. A sociedade e a extensão do individuo. Se o individuo tem má índole, se é cruel, mentiroso, isso tudo se reflete na sociedade que ele vive. O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituirá o indivíduo com os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo, o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Socialização, é o processo pelo qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado. Sem essa passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com