TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A economia como ciência social

Artigo: A economia como ciência social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Artigo  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 2

ECONOMIA – ATIVIDAE DA 1ª SEMANA

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, de modo a satisfazer as necessidades humanas.

Ocorre que as necessidades humanas são infinitas e ilimitadas. Isto porque, o ser humano pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com que possui e sempre deseja mais coisas.

Por outro lado, os recursos produtivos que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços, têm caráter finito ou limitados.

Há, portanto, uma contradição, os desejos e necessidade da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.

Bens e Serviços: de modo geral, pode-se dizer que bem é tudo aquilo que permite satisfazer as necessidades humanas. Os bens são classificados:

Segundo o caráter; os bens podem ser:

- Bens livres: são úteis. Existem em quantidade ilimitada e são obtidos na natureza;

- Bens Econômicos são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. Tais bens apresentam como característica básica o fato de terem um preço.

Quanto à natureza, os Bens Econômicos são classificados em dois grupos: Bens Materiais e Serviços.

Quanto ao destino, os Bens Materiais classificam-se em Bens de Consumo e Bens de Capital.

- Bens de Consumo são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser de uso não-durável ou seja. que desaparecem uma vez utilizados (alimentos, cigarros, gasolina etc.) ou de uso duráveis que tem como característica o fato de que podem ser usados por muito tempo (móveis, eletrodomésticos etc.).

- Bens de Capital (ou Bens de Produção), por sua vez, são aqueles que permitem produzir outros bens. São exemplos de Bens de Capital as máquinas, computadores, equipamentos, instalações, edifícios etc.

Tanto os Bens de Consumo quanto os Bens de Capital são classificados como Bens Finais, uma vez que já passaram por todos processos de transformação possíveis, significando que estão acabados.

Além dos Bens Finais existem ainda os Bens Intermediários, que são aqueles que ainda precisam ser transformados para atingir sua forma definitiva. Eles são produtos utilizados no processo de produção de outros produtos.

Os bens ainda podem ser classificados ainda em Bens Privados e Bens Públicos.

Os Bens Privados são os produzidos e possuídos privadamente. Como exemplo termos os automóveis, aparelhos de televisão, carro e etc.

Os Bens Públicos referem-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor público: educação, justiça, segurança, transporte, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com