TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cincias E Pesquisa

Trabalho Escolar: Cincias E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  7.628 Palavras (31 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 31

RESUMO

O objetivo deste trabalho é discutir a relação existente entre a ciência e a pesquisa, a forma como a pesquisa entra com sua participação na ciência e como acontece a práxis da ciência com a pesquisa. A ciência é a busca de conhecimento, é a sistematização dos fatos, cuja média, proporciona condições a que se tomem decisões com aproximações precisas quanto às questões que se apresentam no dia a dia do ser humano. Já a pesquisa é um complexo que auxilia a ciência em entender as verdades ou desajustes que acontecem diante as relações sociais que harmonizam e desarmonizam ao mesmo tempo. Na pesquisa está uma forma de trabalho com a informação, como uma forma de organizá-la para servir de parâmetro para decisões no cotidiano da política e atividades empresariais. Em suma, a pesquisa é essencial para o avanço da humanidade em todos os sentidos, desde preocupações simples a coisas mais complexas que norteiam o futuro de todos que vivem no planeta terra.

Palavras-chaves: ciência, pesquisa, metodologia, trabalhos científicos.

SUMARY

The objective of this work is to argue the existing relation between science and the research, the form as the research enters with its participation in science and as it happens the práxis of science with the research. Science is the knowledge search, is the systematization of the facts, whose average, provides to conditions the one that if take decisions with necessary approaches how much to the questions that if present in the day the day of the human being. Already the research is a complex that assists science in understanding the truths or misalignments that ahead happen the social relations that harmonize and disharmonize at the same time. In the research it is a form of work with the information, as a form to organize it to serve of parameter for decisions in daily of the politics and the enterprise activities. In short, the research is essential for the advance of the humanity in all the directions, since simple concerns the things more complex than they guide the future of that they live in the planet land.

Words-keys: science, research, methodology, scientifics works.

Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:

Gonzaga de Sousa, L.: Relação entre ciência & pesquisa, en Contribuciones a las Ciencias Sociales, octubre 2011, www.eumed.net/rev/cccss/14/

INTRODUÇÃO

Os trabalhos de cunho científico têm a obrigação de iniciar montados em bases sólidas, para que não se perca nenhum detalhe sobre a observação que está sendo trabalhada. Quando se executa qualquer atividade sem uma delimitação de seu campo de atuação, isto significa dizer, quando não existe um projeto de execução de determinada atividade, pode-se dizer com convicção, que não existe nenhum compromisso com a ciência e, conseqüentemente, com um trabalho sério.

Um trabalho deve ter começo, meio e fim, pois sem esta diagramação, não se pode ter ciência e nem tão pouco, uma atividade que chegue a algumas conclusões importantes para um avanço de tecnologias novas, ou melhoradas, da ciência como um todo e do próprio pensamento humano que sempre busca novos conhecimentos, novas formas de ver a vida.

Nas diversas divisões das ciências, não existe um único caminho a percorrer, para melhor sistematizar os conhecimentos existentes no senso comum, ou na vida cotidiana. São diversos os métodos e técnicas que se devem utilizar para se chegar as conclusões fidedignas sobre determinada realidade, quer seja econômica, sociológica, política, histórica, geográfica, antropológica, arqueológica, ou diversas outras que se queiram estudar.

Os conhecimentos sobre a realidade, sem uma ordenação esquemática e sistemática não têm qualquer sentido, servem apenas para quaisquer curiosos tentar mecanicamente resolver algum determinado problema, mas não servem para a vida, ou subsídio para alguém implementar outros trabalhos coerentes e prontos para novas criatividades dentro de um corpo teórico ou esquemático.

Normalmente, diz-se que cientistas são aqueles famosos investigadores que criaram, ou contribuíram para fomentar qualquer contribuição à ciência, entretanto, os cientistas são aqueles que contribuem para a ciência, quer sejam famosos ou não, como por exemplo: uma pessoa que faz um trabalho dentro dos moldes da ciência, isto é, buscando trabalhar dentro de uma linha de raciocínio lógico e coerente, esta pessoa é um cientista, mesmo que ela não seja famosa, tendo em vista que não se consegue a mídia necessária para o seu sucesso pessoal.

Dentro de um prisma geral caracterizam de cientistas normalmente Einstein, Hopenhein, Thomas Edson, Von Braun e muitos outros que ficaram conhecidos mundialmente pelos seus feitos, contudo esquecem a participação de todos aqueles outros que fazem ciência e não se enquadraram como famosos, por causa de sua participação ser menor.

Dentro desta ótica, qualquer estudante é um cientista, desde que execute seus trabalhos dentro de um método-científico, isto quer dizer, com introdução, delimitação de objeto de trabalho, justificativa do problema levantado, formação de hipóteses a serem testadas, objetivos a serem seguidos, metas a serem alcançadas, metodologia a ser cumprida, resultados conseguidos e uma referência bibliográfica a dar suporte às soluções dos problemas encontrados.

Sem os caminhos necessários que devem ser seguidos por quaisquer cientistas, não existem condições de se fazer ciência, e qualquer trabalho corre de água a baixo, sempre ficando no esquecimento, como qualquer trabalho acadêmico que só serve para proporcionar uma nota ao aluno e não uma contribuição à ciência.

A ciência não é algo extraterreno, é um trabalho próprio do homem, onde se deve usar constantemente, quando se procura lidar com a literatura, quando se tem por objetivo proporcionar vida aos trabalhos feitos de maneiras empíricas e muitas vezes mecânicas. Uma estrutura científica deveria ser aplicada desde os primórdios dos estudos de cada estudante, quer dizer, quando se começa a fazer os estudos já na utilização do intelecto do aluno, que se procure dentro do aspecto científico, para que, ao se chegar à universidade, tenha-se a base necessária para se trabalhar com a ciência.

Caso contrário, o que se ver, é que o aluno não sabe nem ler efetivamente, tão pouco escrever dentro dos padrões de um trabalho sério que conduza ao avanço da ciência como um todo, ao indicar que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com