TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Definições

  1. Poder de Resolução: É a capacidade que o microscópio óptico possui de distinguir dois pontos diferentes, sendo assim a menor distancia que pode existir entre dois pontos para que apareçam individualizados. Assim, quanto menor for o limite de resolução da objetiva, maior será o poder de resolução.
  2. Riqueza em Detalhes: É a capacidade de separar em detalhes a menor distancia entre dois pontos para mostra-los individualmente e também tem influencia sobre a nitidez.
  3. Distancia Focal: Distancia entre a lente frontal da objetiva e a lamina que cobre a amostra.
  4. Poder de Penetração: É o que nos permite observar vários planos da amostra simultaneamente. Trabalha inversamente à escala de aumento.
  1. Objetivas

Cor

Objetiva

Aumento

Vermelho

4x

40x

Amarelo

10x

100x

Azul

40x

400x

Branco

100x

1000x

  1. Etapas de Focagem

3.1 Lamina sem Corante

1º Descer o condensador e subir o diafragma, para a iluminação não ser muito intensa, já que não possui corante na lamina.

2º Com a objetiva 10x escolher focar no que vai ser observado.

3º Em seguida focar com a objetiva 40x fazendo a primeira aproximação da objetiva a lamina por controle visual externo, só depois a focagem por afastamento usando o macrométrico e por fim o micrométrico para focagem final.

  1. Lamina com Corante

1º Subir o condensador, abrir o diafragma e regular a iluminação     da fonte luminosa no maximo, para obter uma iluminação intensa, para a observação da lamina com corante

 2º Colocar na lamina uma gota de óleo de imersão e começar a focagem. Primeiro aproximando a objetiva a lamina com controle visual externo, logo depois a focagem propriamente dita com o macrométrico e aperfeiçoando com a focagem com o micrométrico.

  1. Esfregaço Bucal

Ao raspar a parte interna da bochecha conseguimos coletar o tecido epitelial, que depois da lamina juntamente com o material de ter ficado imerso no álcool 70%, que é utilizado como um fixador de matérias biológico, preparando o material para a coloração. Logo depois outra lamina foi colocada no corante para que nos pudéssemos visualizar o citoplasma, que só foi possível por conta da coloração. Com o material coletado no esfregaço bucal conseguimos visualizar o núcleo e o citoplasma. Mas por conta da raspagem essas células aparecem isoladas, pois no processo da raspagem com o palito, foi rompida a associação que existe entre elas. E também pode ser observado na lamina pontos mais escuros nas superfícies das células, eles podem ser observados na superfície da celulase também em regiões da preparação que não apresenta células eucarióticas, esses pontos são bactérias e possui vários formatos como o formato cilíndrico, outras com o formato esférico e outras filamentosas que são as formas mais comuns das bactérias. Lembrando que essas bactérias só podem ser observadas na objetiva 100x, que também pode ser chamada de objetiva de imersão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com