TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência da osteologia

Artigo: Ciência da osteologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  4.641 Palavras (19 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 19

OSTEOLOGIA

O termo Osteologia significa o estudo dos ossos.

Apesar de sua aparência simples, o osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico, formado por um conjunto de tecidos distintos e especializados que contribuem para o seu arranjo final.

Os tecidos que compõe o osso são:

Tecido ósseo

Tecido cartilaginoso

Tecido epitelial

Tecidos formadores de células sanguíneas

Tecido nervoso

Tecido adiposo

Ossos do Crânio e da Face

Parietal (2 ossos)

Os dois parietais, um de cada lado, têm uma forma quadrangular e constituem as paredes laterais superiores do crânio. Função de proteger.

Temporal (Dois ossos)

O osso temporal é um osso par que contribui para a parede lateral e para a base do crânio, formando parte da fossa média e posterior do crânio.

Frontal

É um osso ímpar do crânio formando a calota craniana, sendo a sua localização ântero-superior.

Occipital

O occipital é um osso ímpar, o qual se encontra situado na parte posterior do crânio, formando parte da sua base e possuindo no centro um grande orifício, denominado buraco occipital articulado com a primeira vértebra cervical, através do qual passa a medula espinhal.

Esfenóide

O osso esfenóide é um osso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas.

Mandíbula

A mandíbula é o componente móvel do crânio que forma a parte inferior da cabeça. Sua forma é semelhante a uma ferradura.

Zigomático (2 ossos)

É um osso par do crânio humano que forma parte da órbita ocular e é também conhecido como "osso malar".

Nasal (Dois ossos)

Os ossos nasais são dois pequenos ossos finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme a origem da pessoa e sua idade. Eles estão dispostos lado a lado na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, "a ponte" do nariz.

Maxilar (2 ossos)

O maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular.

Lacrimal (Dois ossos)

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita.

Etmóide

É um osso único e mediano que, juntamente com o frontal, os parietais, os temporais, o occipital e o esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. Fica no centro do crânio articulado com quinze ossos.

Vômer

O vômer é um osso central do crânio dos cordados que forma a cavidade nasal.

Palatino (2 ossos)

O osso palatino está situado atrás da cavidade nasal entre a maxila e o esfenóide. Ele contribui na formação das paredes de três cavidades: a cavidade nasal, a fissura labiopalatal e da fissura orbital inferior.

Concha nasal inferior (Dois ossos)

A concha nasal inferior ou corneto inferior se estende horizontalmente ao longo da parede lateral da cavidade nasal e consiste de uma lâmina de osso esponjoso, curvada em si mesmo. Cada concha nasal inferior é considerada um par de ossos faciais já que elas surgem dos ossos maxilares e se projetam horizontalmente dentro da cavidade nasal.

Osso do Pescoço

Hióide

O osso hióide é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo do maxilar inferior e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos. É apenas suportado pelos músculos do pescoço. Suporta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com