TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação das plantas

Tese: Classificação das plantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Classificação das plantas

Botânica

1) Quais são as principais características do Reino Plantae?

A célula vegetal típica é eucariótica (apresenta um núcleo definido), autotrófica (produz sua própria fonte energética) e fotossintética (usa a luz para produzir moléculas orgânicas). As células vegetais têm cloroplastos e parede celular (estrutura que recobre a membrana plasmática) feita de celulose.

2) O que diferencia as células animais das vegetais?

Enquanto as células vegetais são eucarióticas, autotróficas, fotossintéticas e têm cloroplastos e parede celular, as células animais são eucarióticas, heterotróficas e não apresentam cloroplasto ou parede celular.

3) As plantas têm tecido organizado e órgãos especializados?

A plantas tem órgãos especializados (como os órgãos reprodutivos, as raízes, os galhos e as folhas) e diferentes tecidos (tecido vascular em traqueófitas, tecido de suporte, parênquima, etc.).

4) Em quais são sub-reinos estão divididas as plantas?

As plantas são divididas em dois grandes sub-reinos: as briófitas e as traqueófitas (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). O critério de divisão é a presença ou ausência de tecido de condução de seiva.

5) Qual é a diferença entre briófitas e traqueófitas?

A briófitas são plantas não vasculares (musgos, hepáticas e antóceros), ou seja, não apresentam um sistema condutor de açúcar, água e nutrientes. As traqueófitas são plantas vasculares, elas têm estas estruturas de transporte.

6) Quais são os quatro principais grupos de estudo das plantas?

Em Botânica, o reino Plantae é dividido em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

7) Qual é a diferença entre as plantas criptógamas e fanerógamas?

As plantas criptógamas (sexo escondido, em grego) são aquelas que não têm flores ou sementes. Elas reúnem-se entre briófitas e pterodófitas.

As plantas fanerógamas são aquelas que apresentam sementes. Elas reúnem-se entre gimnospermas e angiospermas.

8) Quais são as duas divisões entre as angiospermas?

As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.

9) Quais são os três ciclos de vidas básicos estudados na Biologia? Qual deles corresponde a metagênese ou alternância de gerações? Qual deles é o ciclo de vida representante dos seres humanos?

A reprodução sexual pode acontecer em três diferentes tipos de ciclo de vida: o haplobionte-haplonte (um único tipo de ser vivo haploide durante o ciclo de vida); haplobionte-haplonte (um único tipo de ser vivo diploide durante o ciclo de vida); e o diplobionte (dois tipos de seres distintos, um haploide e outro diploide durante um ciclo de vida). O ciclo diplobionte é conhecido como alternância de gerações, ou metagênese. Em humanos, reconhecemos o ciclo de vida haplobionte-diplonte.

10) O que são, respectivamente, meiose zigótica, meiose gamética e meiose espórica?

A meiose zigótica é aquela que ocorre em ciclos haplobionte-haplonte. Os gametas produzidos por cada indivíduo adulto haploide são produzidos por mitose e ao se encontrar, produzem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com