TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Nasce Um Single

Artigos Científicos: Como Nasce Um Single. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

"Born This Way" é uma canção gravada pela cantora e compositora norte-americana Lady Gaga. Previamente anunciada na cerimónia dos MTV Video Music Awards de 2010, foi lançada para download digital a 11 de Fevereiro de 2011 pela editora Interscope Records como o primeiro single do seu segundo álbum de estúdio, Born This Way (2011). A faixa foi composta e produzida pela artista e por Jeppe Laursen, com o auxílio de Fernando Garibay e DJ White Shadow na produção e arranjos. Desenvolvida enquanto a cantora estava na estrada a meio dos concertos da The Monster Ball Tour, as suas letras falam sobre o amor e a igualdade na sociedade. A MTV chamou a música de "o hino dos marginalizados".1 Inspirada pelas músicas de emancipação feminina e homossexual dos anos 90, a cantora explicou que "Born This Way" é a sua canção de liberdade.

"Born This Way" recebeu críticas diversas, sendo descrita como um "hino de discoteca", embora tenha sido criticada por apresentar semelhanças com "Express Yourself", êxito da cantora Madonna lançado em 1989. Nos Estados Unidos, tornou-se no terceiro single de Gaga a atingir o topo da Billboard Hot 100. Além disso, foi a milésima canção a alcançar o topo da tabela e a primeira em mais de 13 anos a estrear no topo e permanecer nesta posição por mais de duas semanas, totalizando seis semanas consecutivas no posto. Teve um sucesso enorme nos EUA e maior ainda no mundo, tendo se posicionado no número um em mais de 20 regiões diferentes, incluindo a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia e o Reino Unido. Tornou-se no single com a venda mais rápida da história da loja digital iTunes Store, vendendo mais de um milhão de cópias em seus primeiros cinco dias de comercialização, um recorde que foi quebrado por Taylor Swift em Setembro de 2012. Até Junho do mesmo ano, a canção já havia vendido mais de 3.7 milhões de unidades digitais nos EUA e 8.2 milhões de unidades no mundo, entrando na lista dos singles mais vendidos no mundo.

"Born This Way" foi apresentada por Gaga na cerimónia dos Grammy Awards de 2012, onde saiu de uma espécie de ovo. A música foi também interpretada durante a última etapa da The Monster Ball Tour na América do Norte e em vários programas de televisão, tais como o Saturday Night Live, o Good Morning America e o The Tonight Show with Jay Leno. Vários outros intérpretes fizeram suas versões de "Born This Way". Estes incluem Katy Perry, Madonna, Alice Cooper e o elenco da série de televisão Glee. A jovem Maria Aragon virou uma sensação da internet e ganhou proeminência por publicar a sua versão no YouTube. Uma vasta gama de remixes foram produzidos para a faixa, incluindo a versão Country Road, que é interpretada por Gaga, e um do duo indiano Salim e Sulaiman Merchant.

O vídeo musical foi dirigido pelo fotógrafo Nick Knight e filmado entre 22 a 24 de Janeiro de 2011 em Nova Iorque. Com duração de mais de sete minutos, foi lançado a 28 de Fevereiro no perfil oficial do Vevo da cantora. Ele inicia com o "Manifesto da Mother Monster", em que Gaga fala sobre uma nova espécie que nasceu sem preconceitos, e conclui-se com a visão de uma cidade povoada por esta nova sociedade. Críticos notaram referências culturais e semelhanças a trabalhos de Madonna, Michael Jackson, Björk e o falecido desenhador de moda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com