TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como você pode usar o asséptico dos materiais utilizados?

Tese: Como você pode usar o asséptico dos materiais utilizados?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Tese  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

biossegurança-

questão 1-como pode ser feita a assepsia dos ,matérias utilizados

A higienização dos utensílios deve obedecer à seguinte ordem: Limpeza / Enxaguadura / Secagem / Esterilização / Armazenamento

Nos estabelecimentos de estética, institutos de beleza, podólogos, salões de cabeleireiros e similares, após cada uso, é obrigatória a adopção de procedimentos de limpeza e/ou esterilização dos utensílios e instrumentos que entraram em contacto directo com os clientes. As toalhas, robes e outros têxteis deverão ser lavados a uma temperatura acima de 90º C. O ideal será enviar os têxteis para uma lavandaria.

O procedimento de esterilização será adoptado para todos os utensílios utilizados em manicura, pedicura, podologia e estética, ou qualquer outra actividade profissional onde haja risco potencial de contaminação deste material, através de secreções orgânicas e consequente possibilidade de infecções por microrganismos patogénicos, entre os clientes. Antes de serem submetidos ao processo de esterilização, os instrumentos deverão ser acondicionados em recipientes fechados, limpos e secos. A esterilização dos utensílios é efectuada utilizando equipamentos apropriados, tais como estufas ou autoclaves. Os utensílios ou materiais que não representem risco em potencial para a saúde deverão ser sujeitos a processos de limpeza.

As lâminas e agulhas são de uso único, sem possibilidade de reutilização, devendo ser colocadas em recipiente apropriado, de paredes rígidas, devidamente identificado como resíduo infectante. O Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro classifica como resíduos hospitalares os resultantes de actividades de acupuntura, piercings e tatuagens.

É obrigatório o acondicionamento dos utensílios utilizados em procedimentos invasivos em invólucros adequados à técnica utilizada, fechados em recipientes esterilizados, de tal modo que possam manter a sua condição de esterilidade até o momento do uso (para autoclaves: filme poliamida entre 50 e 100 micra ( sendo micron, singular de micra, a milionésima parte do metro) de espessura; papel kraft com pH 5-8; papel grau cirúrgico; tecido de algodão cru, duplo, 160 a 200 fios e 4 camadas; caixa inox com perfuração na tampa e na base, protegida com tecido de algodão. Para estufas: caixa inox de paredes finas, caixa de alumínio, filme de alumínio). Esses contentores deverão ser entregues a empresas especializadas que os recolhem, armazenam e os transportam para o destino final.

.Para o acondicionamento de materiais cortantes e perfurantes, há à venda contentores com capacidades adequadas ao tipo e quantidade de resíduos produzidos. Há, também, sacos plásticos para acondicionamento de resíduos e braçadeiras de fivela para encerramento definitivo de sacos de plástico, para uma melhoria das condições de higiene e segurança.

É expressamente proibida a abertura do equipamento de esterilização antes do término do seu ciclo de operação, para garantir a qualidade do procedimento. Deverá haver nos estabelecimentos, um profissional responsável pela operação de esterilização dos utensílios existentes.

Os estabelecimentos deverão utilizar material descartável para a cobertura de marquesas. Os cacifos e os vestiários das instalações de Spa deverão ser lavados e desinfectados com frequência, para neutralizar os odores do calçado dos clientes. Os estabelecimentos que exercem a actividade de depilação e acupunctura deverão manter cabines individuais, exclusivamente para esta finalidade, com espaço, iluminação e ventilação adequados à prática profissional e acomodação confortável do cliente.

É expressamente proibida a prática de reutilização de ceras para depilação ou qualquer outro produto químico empregado.

Todos os estabelecimentos deverão possuir nas suas dependências, piso e paredes de superfícies lisas, compostos de material compacto, resistente à lavagem e ao uso de desinfectantes (impermeável) e de fácil limpeza e higienização, além de manter as suas instalações físicas devidamente conservadas e asseadas. Deverão possuir instalações sanitárias em perfeitas condições de uso. É obrigatória a existência de lavatório com água corrente, no interior dos estabelecimentos, com recipientes para sabão líquido e toalheiro para toalha de papel, fixados na parede, além de balde de lixo com tampa e accionamento automático por pedal, para a higienização das mãos pelos profissionais, antes e após a realização de cada actividade.

Nos estabelecimentos que executam actividades em que se utilize qualquer prática invasiva, ou aplicação de produtos e métodos que possam causar repercussões sistémicas no cliente, é obrigatória a presença de um médico responsável.

Os procedimentos ou actividades de pedicura, limpeza de pele, drenagem linfática e bronzeamento artificial poderão ser executados por esteticistas credênciadas.

Os procedimentos ou actividades de mesoterapia, dermoabrasão, epilação definitiva a laser, peeling, aplicação de toxina butolínica, preenchimento de rugas com ácidos, acupunctura, entre outros procedimentos invasivos, são considerados actos médicos, não devendo ser permitida a execução destes procedimentos por outros profissionais.

Cada profissional de manicura e pedicura deverá possuir, obrigatoriamente, quantidade suficiente de cada instrumento utilizado na sua rotina de trabalho, para evitar qualquer necessidade de reutilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com