TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais utilizado em ginasticas alternativas

Artigo: Materiais utilizado em ginasticas alternativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Materiais utilizado em ginasticas alternativas:

Equipamentos para exercícios no método Pilates.

Além dos exercícios no solo, o método utiliza vários aparelhos complementares:

Reformer: O primeiro equipamento construído por Pilates. Em forma de cama , é composto por um carrinho deslizante que se move sobre trilhos e é ligado a molas para oferecer resistência variável. Os exercícios neste aparelho são tipicamente para as coxas (lateral, anterior e posterior), o abdome, o quadril e o peito, e são especialmente benéficos para a coluna vertebral rígida.

Cadillac: Possui 2 barras de ferro fixas a um colchão, barra de trapézio, dois pares de alça de tornozelo e coxa ajustável, duas barras móveis- uma horizontal e outra vertical, e nele realizam-se exercícios em posição sentada, deitada, ajoelhada, em pé, ou em quadrupedia . É utilizado para os exercícios aéreos. Permite fazer mais de 200 exercícios. O enfoque maior é nos pés, coxas, coluna vertebral, cintura pélvica, abdômen e ombros.

Combo chair: É um aparelho em forma de cadeira com estrutura de madeira, molas com resistências diferentes, parafusos em escalas (alavancas) e ganchos em dois pedais.Usado para exercícios de sustentação postural. Excelente para reabilitação do joelho, trabalha também coluna, ombros, abdômen e extremidades superiores

Barrel: É um aparelho formado por um meio barril almofadado, ligado a um espaldar à sua frente. Usado para fortalecer o tronco, o abdômen e para alongar a musculatura da região dorsal da coluna.

Yoga com Bambus: adaptação das posturas do yoga clássico por meio do uso de bambus para intensificar os alinhamentos corporais e prolongar a capacidade de permanência em asanas. Os bambus também são usados para auto-massagem e exercícios de propriocepção e equilíbrio. É considerado uma terapia muito eficaz.

Iyengar Yoga: método que visa à harmonização global da postura do corpo por meio de alinhamentos vigorosos, os quais podem ser obtidos com o auxílio de equipamentos. Utiliza os mesmos asanas do Hatha, porém há uma preocupação específica com a precisão da postura. Para que esta precisão seja alcançada alguns elementos externos são utilizados: cadeiras, laços, fitas e etc.

Yoga com Equipamentos: utilização de equipamentos (bola suíça, cilindro, bolinhas de massagem) para adaptação dos asanas clássicos. Propicia um forte trabalho nas fáscias muscular e de alinhamento, além de exigir uma contínua concentração (por causa dos pisos instáveis). Seus efeitos físico e mentais são sentidos muito rapidamente, os resultados de tonificação, equilíbrio e flexibilidade são sentidos nas primeiras semanas. Outro fator muito atrativo aos praticantes é seu inegável caráter lúdico que agrada pessoas de todas as idades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com