TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo Os Animais

Casos: Conhecendo Os Animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: Conhecendo os animais

AUTORES: Aline Ferreira do Nascimento e Raimunda Pereira dos Santos

ORIENTADORES: Alexandre Marcos de Mattos Pires Ferreira

INSTITUIÇÃO: Universidade Anhembi Morumbi – Escola da Educação

APRESENTAÇÃO DO TEMA: Este tema abordará as características de animais que existem em ambientes próximos, e conhecer outros que vivem em lugares distantes e estudar a vida desses animais, e sua importância para o meio ambiente, usando recursos tecnológicos para o enriquecimento da prática pedagógica.

JUSTIFICATIVA DO TEMA: O tema animais é importante para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente e com os seres vivos. Este provoca bastante interesse e curiosidades dos alunos.

PÚBLICO ALVO: 1º ano

OBJETIVO GERAL:

Geografia:

 Reconhecer na paisagem local e no lugar em que se esta inserida, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;

Matemática:

 Desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados;

Português

 Utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

Temas transversais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Queremos com este tema aprimorar o conhecimento das crianças no que se diz respeito aos animais domésticos e selvagens.

CONTEÚDOS:

- Animais domésticos e selvagens;

- Características físicas dos animais;

- Utilidades dos animais;

RECURSOS MATERIAIS: Aparelho de som, músicas, papel origami colorido, Revistas, jornais, papel cartão, cola, tesouras sem ponta, canetas coloridas, folhas sulfite, lápis de cor e o jogo de tabuleiro.

CUSTO: Isento.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: Utilizaremos roda de conversa, imitação, seleção, classificação, visita e jogo de tabuleiro de forma pedagógica e lúdica como ferramentas para uma aprendizagem significativa para as crianças.

TEMPO ESTIMADO: Três semanas.

CRONOGRAMA/DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

AULA ATIVIDADE OBJETIVO DA ATIVIDADE RECURSOS MATERIAIS

Aula um:

Roda de Conversa

Iniciar o conteúdo com uma roda de conversa com as crianças onde serão propostos exposição de ideias e questionamento como:

- Vocês têm alguns animais em casa?

- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?

- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?

- E os que não podem como são chamados?

Verificar os conhecimentos prévios das crianças.

Aula dois:

Imitação de animais

A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha, etc. Após esta etapa trabalhar com músicas envolvendo animais como cachorro, gato, coelho, girafa. Em seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com