TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contaminação microbiológica de produtos alimentares

Projeto de pesquisa: Contaminação microbiológica de produtos alimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

1. OBJETIVO.

Evitar que ocorra contaminação microbiológica do alimento, embalagens e superfícies que entrem em contato com o alimento através dos manipuladores.

Avaliar e prevenir problemas de saúde originários ou decorrentes da atividade profissional.

Atenuar e/ou eliminar os problemas de saúde ocupacional, bem como os riscos decorrentes da atividade laborativa.

2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA.

- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

- Programa de Prevenção de Riscos Ambientes (PPRA).

- Orientação Técnica de Segurança (OTS).

- Ordem de Serviços.

- NR (Norma Regulamentadora)

- CIPA(Comissão Interna de Prevenção a Acidentes).

3. CAMPO DE APLICAÇÃO.

Este documento aplica-se aos colaboradores que manipulam (preparam) os produtos, bem como aos demais funcionários da organização.

4. DEFINIÇÕES.

4.1. PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional): tem como objetivo avaliar e prevenir as doenças adquiridas no exercício de cada profissão, ou seja, problemas de saúde conseqüentes da atividade profissional.

4.2. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes): visa a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle das ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

4.3. EPI (Equipamento de Proteção Individual): todo dispositivo de uso individual destinada a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

5. RESPONSABILIDADES.

5.1. Os programas de prevenção de acidentes são realizados por empresas terceirizadas, cabendo aos membros da CIPA, em especial o seu Presidente, solicitar e/ou encaminhar os colaboradores para a realização de exames médicos, admissionais e periódicos.

5.2. O Presidente da CIPA cabe cobrar dos líderes de produção, cuja responsabilidade está ligada ao controle da utilização dos EPI’s na fábrica, a efetiva observância desse uso; enquanto que ao vice-presidente cabe a entrega e substituição dos mesmos.

5.3. O Médico do Trabalho, indicado e sob responsabilidade da empresa terceirizada, é responsável por realizar os exames médicos, acompanhar os tratamentos e definir a necessidade de afastamento.

6. DESCRIÇÃO.

6.1. Todos os funcionários passam por exames admissionais ao serem efetivamente contratados.

6.2. Todos os funcionários passam por exames periódicos no momento da admissão, sendo que, após seis meses é realizado novamente os exames(sangue e a audiometria, apartir dai será realizada anualmente.

6.3. Os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com