TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercialização e distribuição de produtos alimentares

Seminário: Comercialização e distribuição de produtos alimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

CETT de Qualidade Alimentar

TRADE MARKETING

08-05-2012

Comercialização e Ditribuição de Produtos Alimentares

Índice

Introdução 2

Importância 3

Ponto de venda 4

Conceitos 5

Desenvolvimento 7

Gestor de trade marketing 9

Conclusão 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi sugerido na disciplina de Comercialização e Distribuição de Produtos alimentares pelo professor Lino Silva. O novo cenário força as empresas produtoras a realizar novas alternativas de negociação e de relacionamento com os distribuidores, uma vez que estes terão forte influência sobre as estratégias e ações de marketing das mesmas.

A distribuição da era moderna, e de relacionamento com os clientes em particular; está fundamentado no conceito de Trade Marketing.

O Trade Marketing é o planeamento e controlo das ações de venda, do mercado e dos benefícios oferecidos ao consumidor (marketing), por meio dos hipermercados e controlo das relações de vendas e marketing estabelecido com o canal de distribuição (trade).

O objetivo deste estudo é identificar a aplicação do conceito de Trade Marketing no sector alimentar e referir a sua importância na distriduição alimentar e as relações comerciais com o canal de distribuição e quais os seus conceitos.

IMPORTÂNCIA

Os Alvos de trade marketing Revendedores / Distribuidores são parceiros de canais comerciais que atuam como um meio para garantir a entrega/disponibilidade de stock ao consumidor. O papel destas entidades é essencial porque garante que o produto seja amplamente distribuído e esteja disponível para o consumidor final.

O principal benefício destas entidades é garantir que os custos de distribuição sejam menores para o fabricante e simultaneamente que os produtos estejam disponíveis para o consumidor final. O distribuidor e os concessionários operam com numa margem de base de ‘comércio’ (consignado no custo do produto pelo fabricante). Em conjunção com a margem de base os parceiros comerciais também recebem, sobres regimes complementares/incentivos que variam ao longo do tempo e conforme o produto.

O comerciante pode ser um retalhista (venda direta ao consumidor final), atacadista (venda primariamente a outros retalhistas) ou um retalhista moderno (isto é, lojas de Auto atendimento, como o Walmart, Carrefour, Tesco, etc., que vendem tanto aos consumidores de retalho como aos de atacado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com