TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento microbiano

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIA – CCA

Disciplina: Aula Prática de Microbiologia Básica                                                                                    

Crescimento microbiano (Parte 1)                                                                                          Data: 27/05/2013

Aluno(a): Priscila Rodrigues de Camargo                                                                                           RA: 508616

Professora Dra Márcia Maria Rosa

INTRODUÇÃO:

        O crescimento microbiano é definido como o aumento do número de células microbianas em uma população, este também pode ser medido e, termos de aumento de massa microbiana. A taxa de crescimento corresponde à variação do número de células ou da massa celular por unidade de tempo.

        O crescimento de microrganismos em um recipiente fechado, é denominado cultura em batelada, permite a construção de uma curva de crescimento. Essa curva de crescimento pode ser dividida em várias fases distintas denominadas: fase lag, fase exponencial, fase estacionária e fase de morte (ou de declínio ).

        É possível medir o crescimento populacional por meio da contagem direto e indireto, onde o direto possui os métodos de contagem de células totais que consiste em medir o crescimento populacional por meio da contagem de uma alíquota da cultura ao microscópio e contagem viável que é normalmente realizada pela determinação do número de células capazes de formar colônias em um meio sólido adequado.

Os meios indiretos são por tubidez que é um método rápido e bastante útil para estimar o número de células baseiam-se na medida de turbidez  que pode ser medida com o auxílio de um fotômetro ou de um espectrofotômetro, dispositivos que promovem a passagem de luz por uma suspensão celular, detectando a quantidade de luz emergente, não dispersa. Entretanto, para que a turbidez possa ser utilizada como técnica de contagem do número de células, uma curva padrão deve ser previamente construída para organismo estudado, onde esta relaciona medidas diretas de número (contagem microscópica ou de viáveis) ou de massa (peso seco) de células, com medidas indiretas, obtidas a partir da turbidez.

PROCEDIMENTO:


        O procedimento foi realizado com seis tubos Falcon, cada um contendo 10 mL do meio de cultura (extrato de levedura, peptona e glicose).
- Primeiramente inoculou-se em cada tubo, 100 microlitros de células fungicidas com a utilização da pipeta automática.
- Dividiu-se os tubos em duas escalas para ficarem na Incubadora de Crescimento Microbiano, ou seja, três ficarão sob agitação 160 rpm e três sem agitação, ambos a 30° C.
- Dois tubos, ou seja, um de cada escala será retirado depois de 24hrs, os próximos após 48hrs e os dois últimos após 72hrs.
- Depois de retirados serão colocados na geladeira para que o próximo procedimento seja a realização da contagem de células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com