TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Qualidade e Pré-teste em Agencias Transfusional

Por:   •  3/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

 

 

 

 

 

Controle Qualidade e pré-teste em Agencias Transfusional

 

 

Adriele Pereira Maciel Folchini     201912013959

Eliana Castro Ribeiro Urbanetz     201901145646

   Washington Luiz de Lima               201901207889

Fabíola Costa Garcia Guedes         201902061829  

 

Araranguá/SC

 Rio das Ostras/RJ

Ribeirão Preto/SP

Macaé-RJ

2022


CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

 

 

 

Controle Qualidade e pré-teste em Agencias Transfusional

 

 

 

Adriele Pereira Maciel Folchini     201912013959

Eliana Castro Ribeiro Urbanetz     201901145646

Washington Luiz de Lima             201901207889

Fabíola Costa Garcia Guedes            201902061829

 

Orientador: Prof. Dr. Taysse Leite

 

Araranguá/SC

 Rio das Ostras/RJ

Ribeirão Preto/SP

Macaé-RJ

2022


Sumário

1        INTRODUÇÃO        5

2        JUSTIFICATIVA        6

3        OBJETIVO GERAL        6

4        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5        MATERIAIS E MÉTODOS        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

RESUMO

Em todo mundo há pacientes que necessitam de serviços hemoterápicos relacionados a saúde diversos, A indicação de hemoterapia é complexa e necessita de critérios clínicos para ser indicada, na outra ponta exige preparo e qualificação para que quando for necessário todos os procedimentos de qualidade do material hematológico estejam em plena qualidade e disponível para o paciente. Várias ações devem ser elaboradas e implementadas criando protocolos, revisando procedimentos conforme legislações vigentes. Estabelecer treinamento interno com equipamentos, equipe profissional, revisão de técnicas, controle de reagentes. Padronizar registros dos procedimentos seja manuais, formulários e outros documentos de maneira a identificar inadequações para adotar medidas preventivas, corretivas com objetivo de melhoria dos serviços, tanto para o paciente quanto para os profissionais envolvidos no processo.

  1. INTRODUÇÃO

Características individuais e as variedades de hemoterápicos empregados a cada pacientes, questões ligadas a qualidade de hemocomponentes, a capitação de doadores, armazenamento, ao registro, data validade, reações imunológicas e a possíveis transmissões potenciais de patógenos infecciosos que necessita de constante vigilância. Com os avanços nos estudos e compreensão nos anos de 1980 do vírus da imunodeficiência humana (HIV) houve uma preocupação mundial em se desenvolver mais segurança em práticas laboratoriais dentro das agências (Schreiber et al). Diversos países estabeleceram políticas públicas em hemoterapia para proporcionar mais segurança nessa especialidade complexa na atualidade. As autoridades governamentais devem assumir a responsabilidade de fiscalização e monitoramento para garantir à população o direito ao tratamento conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). As ações sanitaristas proporcionam progressiva qualidade, produtos mais seguros para todos os cidadãos.

Compreender como funciona uma agencia transfusional é antes de mais nada e necessário entender conceitos básicos em Hematologia e Imunologia. Primeiramente a área da ciência que estuda as células do sangue, assim como a hemostasia é a Hematologia. O sangue é composto pelo plasma que em sua composição é basicamente de água, sais minerais, lipídeos, glicídios, proteínas e as células eritrócitos, leucócitos e plaquetas. O enfoque da hematologia na agência é o estudo dos eritrócitos (hemácias), a eritropoiese, a função, a estrutura, e a morfologia e suas alterações.

Outra área da ciência essencial nesse setor é a imunologia que explora reações imunológicos e mecanismos relacionados ao sistema imune como reações autoimune, de hipersensibilidade, e ação do sistema complemento aos antígenos presentes nas hemácias.

Por convenção um antígeno é substância solúvel, celular ou particulada, que se liga especificamente aos anticorpos ou receptores de células T (TCR, do inglês T Cell receptor) sensibilizados previamente. Há dois tipos de antígenos os que é capaz de induzir resposta imune específica de interação com anticorpos e receptores de linfócitos previamente sensibilizados. E o antígeno que apenas interage com os anticorpos e TCRs correspondente, sendo este incapaz de produzir resposta de imunidade nos indivíduos.

Com relação ao gerenciamento das etapas relacionadas à transfusão, distribuição de bolsas de sangue para uma unidade solicitante, insumos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar e a estocagem das bolsas e hemocomponentes faz parte de suas atribuições. As instituições de assistência à saúde, hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência, cirurgias de grande porte, ou que efetuem mais de 60 (sessenta) transfusões por mês devem contar com, pelo menos, uma Agência Transfusional (AT). Brasil. Art. 11 PORTARIA Nº 158, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com