TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Controle Qualidade

Por:   •  11/8/2020  •  Resenha  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo controle de qualidades.

1- Qual a diferença entre controle de qualidade e gestão de qualidade?

Controle de qualidade é o conjunto de técnicas e atividades operacionais usadas para atender os requisitos para a qualidade. Antigamente referia-se à inspeção do produto final, atualmente este controle é feito ao longo de todo o processo através de analises, medições, avaliações, acompanhamentos etc.

Gestão da qualidade é o conjunto de métodos quantitativos para acompanhar e melhorar processos da organização e mecanismos de atenção aos clientes hoje e no futuro. É uma avaliação estratégica da qualidade.

2- Defina processo

É uma série de ações que visam transformar a matéria prima em produto final. Todo processo sempre começa e termina com o cliente, ou seja, ao expressar suas necessidades e vontades ele aciona o inicio de processo e, no final os resultados do processo voltam exatamente para ele.

3- O que você entende por qualidade?

Qualidade pode ter várias e diferentes definições dependendo do enfoque.

Qualidade é subjetivo, não é um “estado” mas um “processo”, busca continuidade, que não é estática mas sim dinâmica.

Cada indivíduos deseja um padrão de qualidade que pode ser segurança, aparência, vida útil, certificação, padronização etc.

Qualidade é o que espera de um produto e/ou serviço para se ter satisfação. Um produto com qualidade é aquele que possui conformidade com as especificações, possui um valor (beneficio compensador), e possui adequação ao uso Totalidade de características de um produto que lhe confere capacidade de satisfazer necessidades.

4- Quais as oito dimensões da qualidade de Garvin?

• Desempenho: medida das principais características de operação de um produto

• Conformidade: reflete o modo como o produto e seus componentes individuais atendem aos padrões estabelecidos

• Confiabilidade: consistência do desempenho com o tempo probabilidade de falha em um tempo especificado

• Durabilidade: vida útil, vida operacional esperada de um produto

• Características/ especificações: adição de toques, sons, apitos, características secundárias que chamam a atenção

• Estética/imagem: é a dimensão da qualidade na qual há um alto nível de subjetividade, características sensoriais, som, tato, visão. É um nicho de mercado especifico e diferencial.

• Serviço/ atendimento ao client: relacionam-se com a facilidade com que um produto pode ser reparado e com a velocidade, a competência e a cortesia associado ao reparo

• Qualidade observada/ percebida (imagem): está diretamente relacionada com a reputação da empresa que fabrica o produto (marca)

5- O que é CHÁ? Utilizando os ensinamentos do CHA, porque é difícil mudar se estamos em constante aprendizado?

CHA são as iniciais de CONHECIMENTO, HABILIDADE e APRENDIZAGEM. A aprendizagem exige mudança, porém também envolve conhecimento ( informação, saber o que e porque) o qual não é problema em um mundo globalizado, está facilmente disponível, envolve também habilidades (técnica. Capacidade, saber como) o qual é um pouco mais difícil de se desenvolver, dando mais trabalho e envolve atitudes (querer fazer, identidade, determinação) as quais dependem de individuo para individuo. Portanto podemos aprender, ou seja, obter conhecimentos e habilidades mas se não tivermos força de vontade e atitude própria para colocar em prática o que aprendemos não há mudanças. As pessoas têm que ter consciência de sua competência, o que é difícil, para tomar atitude de mudança.

6- Como é a evolução e os estágios da maturidade da gestão?

As organizações que iniciam com o COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA e implementam práticas de gestão, após atingirem certa maturidade passam a adotar RUMO À EXCELÊNCIA. A continuidade na aplicação do modelo e no processo de aprendizado e refinamento das práticas proporciona que as organizações consigam atingir uma gestão nível classe mundial com a utilização plena dos critérios de excelência.

7- O que é qualidade total? Quais seus princípios?

Qualidade total é um esforço corporativo para adequar a estrutura e os processos à produção dos resultados previstos e à sua melhoria continua. Os princípios da QT são fazer as coisas certas, dar ênfase ao treina mento, comunicar-se, melhoras continuas.

8- O que é o custa da qualidade? Em que tipos são classificados?

São custos atribuídos à produção as qualidade que seja 100% perfeito. Foi este modo como sendo 10 a 20% de todo valor de vendas, porém o custo correto para um programa de gestão da qualidade bem administrado deveria ficar abaixo de 2,5%. Entre os custos da qualidade estão: custo do trabalho, sucateamento, serviço repetido, inspeções, testes e outros itens relacionados à qualidade.

9- Quais são as ferramentas da gestão de qualidade total?

As ferramentas da GQT na industria de alimentos são: 5S ( descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), Poka Yoke( mecanismo anti erro), 5W2H ( 5 porque e 2 como), PDCA( base para a gestão), PPHO, APPCC (controle estatístico do processo), SETFI; brainstorm, kaizen (mudar pra melhor).

10- O que é o 8S/5S?

O 8S/5S é uma das ferramentas da gestão da qualidade e se refere ao descarte, organização, limpeza, higiene e disciplina, os 8S são destinados a mixação e união senso de treinamento, senso de economia e combate aos desperdícios. O objetivo dos 5S são eliminação de desperdício, otimização de espaço, racionalização do tempo, redução de estresse, redução de condições inseguras, prevenção de quebras, aumento da vida útil, padronização, prevenção de poluição, melhoria da qualidade, melhoria das relações humanas, incremento da eficiência, incentivo à criatividade, redução de acidentes, confiabilidade de dados, autodisciplina, base para a qualidade total.

11- Como implantar o 8S? quais estratégias de implantação?

As estratégias de implantação pressupõem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com