TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corredores Ecológicos

Ensaio: Corredores Ecológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Ensaio  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

1- Qual a utilidade das matrizes e dos corredores ecológicos na estruturação do tecido urbano para que uma cidade seja sustentável?

A preservação das matrizes (vegetação nativa e matas virgens que abrigam a fauna e a flora) faz-se necessária para manter o equilíbrio ecológico de uma determinada cidade. Para que o homem possa fazer suas intervenções no ambiente (como a construção de rodovias e ligações elétricas) sem prejudicara fauna e o ecossistema existente, utiliza-se os Corredores Ecológicos, que tem como função interligar uma matriz à outra, para que os animais possam se deslocar em segurança, e assim garantindo a sobrevivência da fauna e o desenvolvimento do bioma vivo.

2- Qual a importância em se começar o planejamento de cidades a partir da compreensão das bacias hidrográficas e da preservação dos topos de morros e dos fundos dos vales? Como deve ser a ocupação destes?

Durante o planejamento de uma cidade, o estudo das bacias hidrográficas locais, e coberturas vegetais, é altamente necessário para evitar o desmatamento e a ocupação destas áreas. Quando existe uma cobertura florestal (como o topo dos morros e as regiões dos vales) ocorre a diminuição do impacto da chuva sobre o solo, que distribui o volume da água sobre a vegetação, e possibilita sua chegada aos lençóis freáticos.

Quando uma cobertura vegetal encontra-se devastada, o impacto da chuva incide diretamente no solo, causando escoamento superficial e chegando aos leitos dos rios, podendo ocorrer a poluição dos córregos e reservatórios. Outro grande problema causado, é a infiltração da água diretamente no solo, podendo causar inundação e enchentes em áreas urbanas, ocasionando transtornos aos moradores e ao município.

Sendo assim, a compreensão do uso correto das bacias hidrográficas e a preservação dos vales, mananciais e topos de morros, se tornam indispensáveis para evitar problemas futuros e proporcionar o melhor uso e ocupação do solo.

3- Por que o modelo de planejamento radial concêntrico é prejudicial ao ambiente? Como seria necessário estruturar a mobilidade e o tecido urbano de forma ambientalmente melhor (com cidades compactas e em rede policêntrica)?

O Planejamento Radial Concêntrico, não é um bom modelo a ser implantado, por ocasionar problemas centrais, como o trânsito caótico, a superlotação do transporte e aglomeração das vias, ocasionadas pela grande população que saem das regiões periféricas em busca das oportunidades existentes no centro das cidades, como trabalho, comércio, e as diversas utilidades públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com