TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumentar a produtividade de corredores de maratona de alto desempenho

Resenha: Aumentar a produtividade de corredores de maratona de alto desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Melhoria do desempenho de atletas maratonistas de alta performance

O Ciclo Alongamento Encurtamento, mais conhecido como Pliometria, refere-se ao método e tipos de exercícios aplicados a um programa de treinamento visando melhoria da força explosiva muscular. Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar através de pesquisas realizadas por diversos autores, as alterações na força muscular explosiva de membros inferiores desenvolvido nos programas de exercícios pliométricos em diversas modalidades esportivas. Pesquisas realizadas entre ano de 1993 e 2007 demonstram resultados na melhoria da força explosiva muscular em atletas de ambos os gêneros, de diversas idades, nos mais variados programas de exercícios pliométricos e nas diversas modalidades de atletismo. Conclui-se baseando nos estudos de pesquisas realizadas que, os programas de treinamento da força explosiva muscular – Pliometria – apresentaram melhoria nos níveis de força, sendo assim, os exercícios pliométricos favorecem na melhoria das condições físicas de atletas que poderão fazer surtir diferenças nos resultados positivos em competições.

Tomando primeiramente como conceito as definições e exercícios de pliometria, podemos compreender que, pliometria tem como base principal o alongamento e encurtamento muscular, sendo um método de treinamento criado para desenvolver e aprimorar a capacidade máxima de exercer energia num ato de explosão.

Bompa (2004), afirma que os exercícios pliométricos sempre foram praticados pelas crianças do mundo inteiro de modo lúdico, ou seja, através de brincadeiras como amarelinha ou elástico. Esse mesmo autor salienta que na década de 20 e 30 os atletas de atletismo do norte e leste europeu utilizavam esse tipo de treinamento durante o rigoroso inverno que possuem. Segundo Barbanti (1998) citado por Almeida e Rogatto (2007), os exercícios pliométricos foram estudados, aperfeiçoados e idealizados pelos russos entre 1965 e 1970.

De acordo com Deslandes e colaboradores (2003) citado por Rossi e Brandalize (2007), o propósito da pliometria – ciclo alongar-encurtar ou de contra-movimento - é melhorar a capacidade de reação do sistema neuromuscular e armazenar energia elástica durante o pré-alongamento, para que esta seja utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com