TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costa do Dendê

Tese: Costa do Dendê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

Costa do Dendê

A Costa do Dendê, baixo Sul da Bahia, é um pólo turístico com requintes internacionais, cercado de verde, águas cristalinas, ilhas, baías, recifes de corais e fauna multicolorida. Está ligada a Salvador e ao sul do Estado através do sitema ferry-boat e da BA-001, a segunda rodovia ecológica litorânea da Bahia, que interliga todo o litoral sul e o extremo sul. Abrange os municípios de Valença, Cairu e seu pólo internacional de Morro de São Paulo, Camamu, Taperoá, Ituberá e Maraú.

Essa Zona Turística produz o azeite de dendê, ingrediente básico da culinária baiana. A Costa do Dendê é famosa pelo arquipélago fluvial do Rio Una, onde se encontram as ilhas de Tinharé, Boipeba e Cairu, e pela Baía de Camamu, onde se abrigam dez ilhas inexploradas com vegetação primitiva e coqueirais. Lugares charmosos como o Morro de São Paulo e Barra Grande atraem muitos turistas pelas suas características naturais nativas e cenárias tropicais preservadas.

MORRO DE SÃO PAULO

Um verdadeiro paraíso ecológico de fama internacional, com mais de 40 Km de praias, algumas desertas. Mergulhar, pescar, nadar, surfar, cavalgar, caminhar e banhar-se nas piscinas naturais, ou de água salgada, ou doce, na Fonte do Céu, fazem parte dos programas imperdíveis. Os morros cobertos de vegetação exuberante entrecortam a paisagem marinha, e protegem a “vila” onde monumentos históricos, pousadas, hotéis, restaurantes, pizzarias e barzinhos, concentram os nativos e figuras de diversas tribos do jet-set internacional, incluindo, hippies e descolados, não existe automóveis, anda-se a pé, um paraíso com nomes sugestivos e ecológicos, Fonte do Céu, Fonte Grande, Pedra do Moleque e Farol do Morro. A 3 km do Morro de São Paulo, Gamboa do Morro tem as melhores praias para banho da Ilha de Tinharé. A Vila dos Pescadores onde vivem os nativos é local de repouso e tranquilidade. Até as água de suas praias são sempre calmas, com o melhor ancoradouro natural para veleiros, lanchas e iates.

BOIPEBA

Boipeba faz parte do arquipélago de Tinharé, composto pelas ilhas de Tinharé, Boipeba e Cairu, onde fica à sede do município. Praias semi-desertas, piscinas naturais, a Mata Atlântica e os manguezais. As belezas naturais e as pessoas simples e pacatas, são os nativos desta ilha, que encantam pela hospitalidade e alegria de viver, neste paraíso tropical. Passeios Ecológicos em trilhas que passam por dentro da Mata Atlântica entremeados de Campos de Mangaba (fruta nativa deliciosa) e personagens singulares que vivem de forma quase primitiva, em pequenos sítios. As praias paradisíacas de Tassimirim, Moreré, Cueira, Bainema e Castelhamos com mar azul, piscinas naturais e extensos coqueirais, contornado pelo céu de infinita beleza. O litoral da ilha tem 20 km. A população vive da pesca, das roças de mandioca, frutas tropicais e o turismo ecológico.

Festival Gastronômico de Valença será realizado de quinta a sábado, na Costa do Dendê.

De quinta a sábado (5 a 7 de dezembro), a zona turística da Costa do Dendê, sediará o primeiro Festival Gastronômico de Valença, município considerado a Terra do Camarão. Além do potencial da gastronomia local, os moradores da cidade e visitantes também poderão participar de palestras sobre o tema e assistir a apresentações culturais. O evento é gratuito e será realizado na Praça da República, no Centro Histórico de Valença.

O evento contará com a palestra do diretor de Serviços Turísticos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Júlio César Oliveira, sobre Turismo e a Economia Criativa na Costa do Dendê, que será realizada das 17h às 18h30. “Na oportunidade, trataremos do trabalho que a Setur vem desenvolvendo pela Bahia, através do fomento ao desenvolvimento da produção social do turismo nas zonas turísticas, de acordo com metodologia Ministério do Turismo”, afirma.

De acordo com o diretor, já foram feitas oficinas na Costa das Baleias, Lagos e Cânions do São Francisco e Caminhos do Sertão e ainda serão realizadas na Costa do Dendê. Essas oficinas vêm incentivando a comercialização de produtos locais e sua inclusão na cadeia produtiva do turismo. A iniciativa também fomenta a criação de novos roteiros turísticos, para que turistas possam conhecer o potencial agrícola, artesanato e manifestações culturais da região.

Programação - O Festival Gastronômico de Valença será aberto nesta quinta-feira (5), às 13h, com recepção aos convidados e participantes inscritos. Às 13h50 haverá a abertura do I° Seminário da Gastronomia, Turismo e Pesca de Valença e da Costa do Dendê. Depois, das 14h às 15h30, será realizado o primeiro painel, com o tema Gastronomia como cultura e identidade de um povo, tendo como expositores os chefs do Resort Catussaba Hotel, Clodomiro Tavares, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Elmo Alves, além de Rosa Gonçalves, chef de cozinha e pesquisadora da gastronomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com