TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para determinar obesidade e obesidade

Pesquisas Acadêmicas: Critérios para determinar obesidade e obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

OBESIDADE

TERESINA

2014

ELISE JULIETTE PACHECO CASTELO BRANCO JACOB

PATRÍCIA CRISTINA SILVA COSTA

YORRANA TALYTA LEITE DA SILVA

Ascaris lumbricoides e seus efeitos para a saúde pública

TERESINA

2014

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO

2-PERGUNTA

3-JUSTIFICATIVA

4-OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

4.2 Objetivo Especifico

5- METODOLOGIA

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO:

A obesidade pode ser definida, de forma simplificada, como uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo conseqüência de balanço energético positivo e que acarreta repercussões à saúde com perda importante não só na qualidade como na quantidade de vida. Diversos autores têm apontado motivos diferentes para o surgimento e a manutenção da obesidade em inúmeras populações. (MENDONÇA et al, 2004).

Os estudos que têm sido empreendidos correlacionando aspectos genéticos à ocorrência de obesidade não têm sido capazes de evidenciar a interferência destes em mais de um quarto dos obesos, fazendo com que ainda se acredite que o processo de acúmulo excessivo de gordura corporal, na maioria dos casos, seja desencadeado por aspectos sócio-ambiental. (MENDONÇA et al, 2004).

Os dois aspectos mais apresentados como relacionados a um quadro de balanço energético positivo têm sido mudanças no consumo alimentar, com aumento do fornecimento de energia pela dieta, e redução da atividade física, configurando o que poderia ser chamado de estilo de vida ocidental contemporâneo. Assim, fica claro o papel dos aspectos socioculturais nesta determinação, formando uma rede de fatores, cuja aproximação vai permitir compreender e intervir no atual quadro em evolução. (MENDONÇA et al, 2004).

A obesidade pode ser definida como um excesso de adiposidade no organismo. Diversos métodos têm sido desenvolvidos para medir a gordura corporal, incluindo densitometria, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medida dos níveis de potássio corporal, da creatinina e da água corpórea total. (BALABAN et al, 2001)

Segundo Balaban (2001) Os métodos caros, demorados, que requerem pessoal especializado e que não estão largamente disponíveis. Com base nas medidas antropométricas, vários critérios têm sido empregados para definir sobrepeso e obesidade. O Índice de Massa Corporal (IMC), calculado pela fórmula Peso/Estatura, consiste em um dos índices mais adequados para a avaliação do sobrepeso em crianças e adolescentes, na rotina clínica e em saúde pública. Sua validade tem sido demonstrada não apenas do ponto de vista de “validade de medida”, em estudos nos quais o IMC foi comparado com outros métodos mais acurados de medida da adiposidade, como também tem sido demonstrada sua “validade clínica”, ou seja, sua associação com diversas condições mórbidas. (GIUGLIANO et al, 2004)

A obesidade pode iniciar em qualquer idade, desencadeada por fatores como o desmame precoce, a introdução inadequada de alimentos, distúrbios do comportamento alimentar e da relação familiar, especialmente nos períodos de aceleração do crescimento. (GIUGLIANO et al, 2004).

Nas últimas décadas, as crianças tornaram-se menos ativas, incentivadas pelos avanços tecnológicos. Uma relação positiva entre a inatividade, como o tempo gasto assistindo televisão, e o aumento da adiposidade em escolares vem sendo observada. A atividade física, por outro lado, diminui o risco de obesidade, atuando na regulação do balanço energético e preservando ou mantendo a massa magra em detrimento da massa de gordura. (GIUGLIANO et al, 2004)

Para promover hábitos alimentares mais saudáveis, e, conseqüentemente, diminuir os índices de obesidade, acredita-se que seja importante que as pessoas tenham conhecimentos de alimentação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com