TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade Infantil

Tese: Obesidade Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Tese  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto de extensão a Comunidade

Atividade Colaborativa

PROJETO:

Obesidade Infantil:

Alimentação saudável se aprende na escola.

Professora Tutora: Luciana Cristina Godoy Zotelli / Curso: Pedagogia 6ºsemestre

Componentes:

Emilly Narele Oliveira Silva RA: 1054042356

Joice Geronimo da Silva RA: 1070145864

Kátia Helaine Lopes RA: 1054042405

Laiane Souza de Queiroz RA: 1054042851

Marina da Paixão Costa RA:1018802767

Simone Aparecida N. Prudêncio RA:1018820157

Thainã Tenorio da Silva RA:1018795034

Valeria Moreira Pires RA: 1009759519

Eliene Campos de Oliveira RA:

Brasília 26 de Outubro de 2012

Tema: Obesidade infantil – Alimentação saudável se aprende na escola.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados á alimentação saudável a partir dos 2 anos de idade , ampliando os conhecimentos dos educando sobre o tema.

Público alvo: Destinada aos alunos de Educação Infantil. Crianças de 2 a 5 anos e a comunidade,pais, podendo se estender as crianças do ensino fundamental I.

Duração: 20 dias aos alunos de Educação infantil.

Objetivo Geral:

Prevenir a obesidade infantil, promovendo a educação nutricional em escolares desde a ed. Infantil até o fundamentaI I.

Objetivos Especificos:

 Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

 Aprender a ter bons hábitos alimentares;

 Identificar as aparências alimentares dos alunos;

 Aprender sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

 Reconhecer os alimentos que faz bem á nossa saúde;

 Analisar o consumo alimentar em relação as necessidades nutricionais.

 Informar o risco de saúde aos pais em relação aos maus hábitos alimentares.

 Identificar texturas e os diferentes sabores dos alimentos.

Necessidade:

O excesso de peso em crianças parece estar aumentando em nossa sociedade e, isto se deve, muitas vezes, aos maus hábitos alimentares que acabam por levar a uma alimentação pobre em nutrientes.

Se perguntássemos ás nossas crianças que alimentos elas mais preferem, a maioria das respostas seriam essas: cachorro–quente, batata-frita, salgadinho, brigadeiro, refrigerantes, etc... Percebemos que alguns pais delegam cada vez menos tempo para pensar numa alimentação de qualidade para seus filhos. Esta falta de tempo resulta, muitas vezes, em uma alimentação inadequada, fazendo com que a obesidade torne – se uma das doenças mais preocupantes em toldo o mundo.

A obesidade infantil está crescendo e atingindo níveis consideráveis. Estima-se que o número de crianças obesas no Brasil tenha aumentado 5 vezes nos últimos vinte anos, atingindo atualmente 10% das crianças no país (OPAS/OMS, 2003).

O problema traz sérios comprometimentos á saúde e, em especial, tem reflexos na aprendizagem; crianças obesas ou acima do peso são alvo muitas vezes de apelidos pejorativos, sendo vítimas, em casos mais graves, de bullying , o que acaba afetando sua auto-estima e auto-imagem, prejudicando a intenção da criança com o grupo de colega e o seu próprio rendimento escolar.

A obesidade pode ser vista, como um dos grandes desafios de nossa saúde pública. Podemos dizer que existem dois muito importantes e que estão na base do crescimento da obesidade entre as crianças. Primeiro, as pessoas estão comendo mais alimentos de grandes densidades calóricas com altos teores de açúcar e gorduras saturadas, ou excessivamente salgados e essa falta de cuidado com a alimentação, aliada a um sedentarismo tem contribuído para o aumento da obesidade e, conseqüentemente, de doenças.

Crianças gordinhas podem parecer bonitinhas para muitos, mas a obesidade é uma questão séria, que pode ser a causa de problemas de saúde na vida adulta. Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos e não permitam o desenvolvimento da criança.

Justificativa:

O problema nutricional de maior crescimento nos últimos tempos é a obesidade. Devido à proporção que vem crescendo tem se tornado uma epidemia. Visto que hábitos alimentares modernos representados por fast food e pouca atividade física tem aumentado esse índice.

A escola possui importante papel no desenvolvimento nos hábitos alimentares e estilo de vida saudável, pois é o lugar que a criança passa a maior parte do dia.

A estimativa mundial é que 10% da população em idade escolar esteja com sobrepeso. Prevenir a obesidade infantil, significa diminuir as doenças crônico-degenerativas. A escola é um lugar importante, onde esse trabalho pode ser realizado, visto que a criança faz pelo menos duas refeições , além de adquirirem novos hábitos e comportamentos, aliados as atividades físicas.

Ação:

Participação dos pais nas realizações das atividades e nas oficinas realizadas pelos alunos e professores, palestra para a comunidade e a escola se conscientizarem sobre a importância deste assunto em suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com