TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromossomos ciclo celular mitose meiose

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO.

1. INTRODUÇÃO................................................................................................4

2. OBJETIVO......................................................................................................5

3. O QUE SÃO CROMOSSOMOS? E SUA FORMAÇÃO?...............................5

4. O FUNCIONAMENTO DO CICLO CELULAR................................................6

5. INTERFASE....................................................................................................7

6. A INTÉRFASE DIVIDE-SE EM TRÊS FASES...............................................7

7. MITOSE...........................................................................................................9

8. CONCLUSÃO................................................................................................12

9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA................................................................13




1. INTRODUÇÃO.

 O entendimento dos funcionamentos básicos de ação dos cromossomos, ciclo da célula e mitose que são de sua importância para aprimora o atendimento da vida e saúde no setor da enfermagem sem estas bases ou conhecimento não poderíamos dar continuidade nos demais atendimentos humanos, biologia faz parte o processo fisiológico para entender tipos de medicamentos em geral como nosso corpo funciona.  

2. OBJETIVO.

 É explicar o funcionamento do cromossomo, suas estruturas e funcionamento da célula DNA, Ciclo celular e Mitose.

3. O QUE SÃO CROMOSSOMOS? E SUA FORMAÇÃO?

Os cromossomos são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA, que, em padrões específicos, são denominados genes. (DAMTAS, TIAGO 2016).

Sendo assim as características próprias de cada indivíduo, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, estatura, entre tantas outras, são hereditárias, uma vez que fazem parte de seu código genético (DNA).

Os cromossomos normalmente encontram-se em pares, mas nem sempre estão visíveis desta forma, especialmente quando se encontram descondensados e desprendidos da cromatina. Contudo, eles voltam a se condensar e se enrolar no momento da reprodução celular, nesta fase, eles podem ser vistos em pares. (DAMTAS, TIAGO 2016).

Em nosso código genético há 46 cromossomos (23 pares); contudo, é importante saber que o número de cromossomos não está relacionado ao nível de inteligência ou complexidade de cada criatura, uma vez que, o ser humano, não é o ser que possui a maior quantidade de cromossomos. (DAMTAS, TIAGO 2016).

Existem ainda, muitos organismos da mesma espécie com diferentes números de cromossomos, um exemplo, é a frequência com que são encontradas plantas da mesma espécie com esta característica.

Dentro do núcleo celular, encontramos também outro ácido nucléico que contribui na formação de proteína e divisão celular. Tanto o RNA quanto o DNA, são encontrados dentro núcleo celular. A maioria das células humanas encontra-se em pares, e, por isso, são chamadas diplóides (46 cromossomos). Há também as células haplóides (23 cromossomos), estas, possuem apenas metade do número de cromossomos e normalmente são encontradas nas células germinativas masculinas e feminina. É através das células haplóides que ocorrerá a meiose. (DAMTAS, TIAGO 2016).

O gene compreende a região da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), contendo em seu segmento uma instrução gênica codificada através de bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina), que pela expressão transcrita (formação de moléculas de RNA) coordena indiretamente a síntese (tradução) de um polipeptídeo (uma proteína). (DAMTAS, TIAGO 2016).

O conjunto de genes forma a unidade cromossômica, isto é, um filamento da molécula de DNA, que possui atividade funcional quando o material genético encontra-se na forma filamentosa (eucromatina / desespiralizada), não compactada em ocasião da liberação de sua expressão regulada por outros genes. (DAMTAS, TIAGO 2016).

No instante em que a célula está se preparando para entrar em divisão celular (mitose ou meiose), as regiões eucromáticas do cromossomo iniciam sua espiralização. Quando atingido o máximo grau de compactação, o material genético passa a ser denominado de cromossomo, estado em que a célula tem sua capacidade transcricional interrompida. (DAMTAS, TIAGO 2016).

Dessa forma, os genes, responsáveis por guardar e manifestar oportunamente o mecanismo que rege o metabolismo orgânico dos seres vivos, em consonância com o meio ambiente, transmitem hereditariamente todas as características de um organismo, conforme a propagação da espécie.

4. O FUNCIONAMENTO DO CICLO CELULAR.

O ciclo celular é o período de vida de uma célula, compreendido desde sua origem pela divisão da célula-mãe até sua divisão, resultando em células-filhas. Ele corresponde ao período de intérfase (em que a célula não está se dividindo) e o posterior período de divisão (mitose ou meiose). A intérfase pode ser subdividida nos períodos G1, S e G2. O período G1 precede a síntese de RNA, o período S é aquele em que ocorre a síntese do DNA (duplicação cromossômica) e o período G2 é o intervalo entre o final da duplicação do DNA e o início da divisão celular. (DAMTAS, TIAGO 2016).

Qual é o processo que nos permite crescer, recuperar órgãos e tecidos lesionados e até mesmo fazer o cabelo aumentar de tamanho? Trata-se do ciclo celular, cujo principal objetivo é produzir duas células-filhas a partir de uma única célula progenitora, cada uma contendo cromossomos idênticos aos da célula-mãe. (DAMTAS, TIAGO 2016).

5. INTERFASE.

A vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e termina quando ela mesma se divide ou morre (toda a atividade celular cessa).

A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da outra. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida.Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa atividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético. (DAMTAS, TIAGO 2016).

A interfase é o período mais “comprido” do ciclo celular, no qual vários processos importantes ocorrem: o DNA é replicado, os centríolos se dividem e proteínas são sintetizadas em larga escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com