TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSO PARA O ENSINO DA DIVISÃO CELULAR (MITOSE E MEIOSE).

Por:   •  8/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.202 Palavras (17 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 17

RECURSO PARA O ENSINO DA DIVISÃO CELULAR (MITOSE E MEIOSE).

Lidiane Farias

1 - INTRODUÇÃO

O uso dos jogos didáticos como atividade lúdica pode contribuir no processo educativo de forma prazerosa e desafiante. Ao apresentar uma nova proposta de aula para aprender de modo interativo e dinâmico, todos alunos ficam entusiasmados e ansiosos para começar, o que pode favorecer o processo da aprendizagem.

Segundo Fialho(2007), “para despertar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de aproxima-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdo em vivencia”. Dessa forma, o jogo didático é um estímulo para a compreensão do conteúdo que está sendo abordado tornando a aula mais atrativa e interessante fazendo o aluno perder a timidez. O interesse pelo jogo individual e coletivo acontecerá de forma gradativa dentro da sala de aula, pois o aluno terá uma percepção de seu aprendizado quando deixa de lado a timidez e passa a jogar debatendo com o outro o conteúdo estudado

Assim o mesmo começará a interagir na sala de aula tirando suas dúvidas. Conforme Rego et al(2010), “a utilização de jogos como uma alternativa didática pode contribuir para a assimilação do conteúdo ministrado, uma vez que somente com a teoria o aluno não obtém uma fixação completa dos conteúdos, pois geralmente é monólogo, o que torna a aula pouco atrativa, interferindo sobremaneira no desempenho do aluno”. De acordo com Brasil (2006):

O jogo oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos (pag. 28).

Apesar de saber da importância do jogo didático, hoje seu uso é muito reduzido dentro da sala de aula, pois há uma grande preocupação em repassar o conteúdo e não a maneira de como introduzir esse conteúdo de forma dinâmica e criativa, que possa proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa. Pois jogando, o indivíduo desperta a vontade de querer ganhar, pois as competições e os desafios são situações que mexem com nossos impulsos (Fialho, 2008).

Segundo Albuquerque (2009) as atividades envolvendo jogos na sala de aula, não só proporciona o prazer, o desafio e a curiosidade também promove o engajamento do aluno no processo ensino-aprendizagem.

 No reconhecimento das vantagens do jogo Silva (2007) afirma que o jogo pode contribuir como recurso pedagógico servindo para enriquecer o processo ensino-aprendizagem. Dentro de uma perspectiva educacional o jogo didático pode proporcionar diferentes maneiras, pois do ponto de vista pedagógico o jogo tem se revelado como estratégia poderosa para o ensino e aprendizagem e um meio viável para edificação do conhecimento.

O jogo proporciona a fixação dos conteúdos a partir do concreto vivenciando a experiência do jogar, evitando assim a forma mecânica e estereotipada do mesmo, deste modo o aluno passa a se esforçar mais para superar as regras e obstáculos, tanto cognitivo quanto emocionais. Para Domingues (2016), a atividade lúdica proporciona momentos de alegria, interação, descontração e traz a capacidade de transporta o jogador para um mundo de prazer e de desenvolvimento humano.

 Conforme Werner (2008) ressalta que, o jogo é construtivo, permitindo e motivando a criação de novas ações, e que auxiliam no desenvolvimento da imaginação e raciocínio. O jogo apresenta várias possibilidades de exploração e de manipulação, colocando assim o indivíduo em contato com objetos e com o meio ambiente, propiciando e contribuindo para a edificação da personalidade, do desenvolvimento físico e cognitivo, tornando a atividade mais lúdica que é imprescindível para a educação.

Ao empregar o jogo como intuito pedagógico é necessário levar em consideração as divergências existentes entre os atributos que são essenciais aos jogos, e os objetos educacionais, portanto o jogo como atividade pedagógica deve enfatizar o processo de aprendizagem do aluno de forma crítica e construtiva.  Partindo dessa premissa Santos et al (2015) jogos bem elaborados e explorados podem ser vistos como uma estratégia de ensino, e atingir diferentes objetivos que variam desde o simples treinamento, até a construção de um determinado conhecimento. 

2 – JUSTIFICATIVA

Os conteúdos de Biologia na maioria das vezes são abordados somente com o uso do livro didático e slide, estes recursos possibilita ao aluno simplesmente decorar o assunto para a prova, por isso é tão importante as aulas práticas associadas a teoria.          

O processo de ensino-aprendizagem deve ocorrer de maneira gradual e eficiente, entretanto, para que esse processo ocorra de maneira satisfatória, levando-se em consideração tanto aluno quanto professor, é de suma importância que haja suportes necessários para o melhor aproveitamento das aulas.

No processo ensino-aprendizagem o professor tem que utilizar recursos que o auxiliem para que os alunos assimilem melhor os conteúdos abordados na sala de aula como vídeo, aula prática, jogos didáticos tornando as aulas mais dinâmicas, descontraídas e agradáveis.

A disciplina de Biologia no Ensino Médio é vista contendo conteúdos abstratos e de difícil compreensão, além dos assuntos na área de zoologia, botânica, fungos, a disciplina enfatiza o desenvolvimento e o funcionamento do corpo humano desde a duplicação do DNA, o conjunto celular e a reprodução dos organismos vivos.

Cada conteúdo é trabalhado com um tema, o primeiro é a origem da vida, apresentando as teorias desenvolvidas sobre o surgimento da vida no planeta, logo em seguida vem a Citologia que abrange as células do corpo, as organelas e as suas funções, também aborda o processo de divisão Celular que ocorre o evento Mitose e Meiose, importante para a manutenção e reprodução dos seres vivos.

O processo de Mitose e Meiose tem fases semelhantes entre si, ocasionando uma dificuldade na diferenciação entre ambas, é um tema que deve ser abordado com estratégias pedagógicas (aulas práticas ou jogos didáticos) para que os alunos possam visualizar e identificar os elementos componentes de cada fase.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com