TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Indigena

Trabalho Universitário: Cultura Indigena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 4

CULTURA INDÍGENA

Antes da chegada dos portugueses, havia milhões de tribos indígenas no Brasil, classificadas pela língua: Macro-Tupi, Macro-Jê, Arawak, Karib.

Os índios, ao contrário dos portugueses, eram “autossuficientes”, ou seja, sabiam fazer tudo o que era necessário para sobreviver, viviam da caça, pesca e cultivavam vegetais, sabendo o nome de cada planta e animal de sua terra.

Os índios também tinham outra forma de enxergar o casamento, poligamia era comum entre algumas tribos, assim como o homossexualismo e casamento poderia ser dissolvido a qualquer momento.

Os homens indígenas construíam suas próprias armas, as mulheres teciam, e estavam sempre ligados à arte, pintavam seus corpos, faziam cerâmica e acessórios como colares, brincos, braceletes e cocares feito com a pena das aves.

A antropofagia também era parte do costume indígena, os prisioneiros de guerra eram levados a uma festa, onde comiam e bebiam com os inimigos, participando de um ritual, porém ao nascer do dia os prisioneiros eram mortos com um tacape e levados ao fogo, a carne humana era distribuída entre os membros da tribo para consumo.

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, porém o contato com os portugueses em 1500 não trouxe prosperidade para seus povos, e sim doenças, mortes e a perda da identidade de muitas tribos.

A catequização dos índios é um exemplo dessa perda de identidade, pois por terem outro deus, os índios eram considerados criaturas sem alma, além de praticarem atos como nudez, poligamia e antropofagia que eram severamente desprezados pelos portugueses. Com a catequese, os índios passaram a perder uma parte muito importante de sua cultura para seguir os princípios e a religião Cristã dos portugueses.

O NEGRO AFRICANO

Entre o século XVI e XVII começa o engenho no Brasil, também conhecido como uma civilização do açúcar através dos senhores do engenho que eram considerados a autoridade máxima, responsável pelos aspectos econômicos jurídicos e até religiosos.

Nessa época eram necessário uma grande mão de obra escrava e tecnologia rudimentar da época, durante esse processo houve um contato entre os escravos e o senhor, essa relação era de dominação, de cultura e até sexual o que veio gerar a miscigenação de raças

Os escravos viviam em senzalas encaixotados uns por cima dos outros como animais em contra partida podíamos ver o crescimento da cidade de ouro preto, igrejas cada vez grandiosas e o surgiu um centro cultural homogêneo pela primeira vez na America.

Após a abolição da escravatura houve um processo de decadência, o que resultou na marginalização dos escravos, pois não estavam mais sobre os cuidados do senhor do engenho e eles não conseguiram se encaixar na sociedade.

Da África vieram varias tribos diferentes, com isso a maior dos brasileiros tem descendência africana. Com essa vinda do povo africano a cultura brasileira foi beneficiada com vocábulos, ritmos, instrumentos e a culinária africana.

Mesmo com todo sofrimento os negros buscam conforto em suas crenças. Sua religião é formada por varias santidades representadas por elementos da natureza, cada uma dessas santidades eram cultuadas com propósitos diferentes, desde ajuda amorosa á saúde entre outros. Hoje em dia a religião africana é mais presente no Brasil do que na África.

Durante muito tempo o preconceito, a desigualdade social e econômica eram muito fortes aqui no Brasil, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com