TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso

Relatório de pesquisa: Curso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O Acidente Vascular Cerebral – AVC ou derrame cerebral é a morte de uma parte específica do cérebro devido a irrigação sanguínea insuficiente, podendo ocorrer por oclusão (bloqueio) de um dos principais vasos que nutrem o cérebro, por um dos principais vasos que nutrem o cérebro, por obstrução parcial ou completa de um grande vaso intracraniano, ou por hemorragia intracerebral (BLACK e MATASSARIN – JACOBS, 1996).

Oliveira (1999) classifica o derrame como isquêmico ou hemorrágico. O primeiro ocorre por obstrução embólica ou trombótica de um vaso a um infarto isquêmico, tendo como principais etiologias a arteriosclerose e hipertensão arterial. O segundo AVC, hemorrágico, ocorre com hemorragias intracranianas ou subaracnóideas, sua causa mais freqüente é a hipertensão arterial, a ruptura de aneurisma e malformação arteriovenosa.

De acordo com Brasil (2001), os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) constituem a primeira causa de morte entre as doenças cardiovasculares no Brasil, principalmente entre mulheres, onde os coeficientes são dos mais elevados quando comparados a países do hemisfério ocidental.

Conforme Leal (1999), as pesquisas realizadas mostram que aproximadamente 80% dos AVCs são causados por um baixo fluxo sanguíneo cerebral (isquemia) e outros 20% por hemorragias tanto intraparenquimatosas como subaracnóideas.

A cada ano, mais de meio milhão de pessoas sofrem o seu primeiro episódio; entre os 75% que conseguem sobreviver a essa tragédia, 10 a 12% apresentam outro AVC no decorrer familiar ou de outras pessoas em seus afazeres diários. O número de pessoas que são afetados pelo AVC não compreende apenas as próprias vítimas, mas também as pessoas que se dedicam ao seu tratamento (TOOLE, 2002).

Os sinais neurológicos variam, conforme a localização do AVC, no cérebro. Em geral, os pacientes terão paralisia, confusão, desorientação e perda de memória. Um paciente com um AVC num lado do cérebro terá paralisia no lado oposto do corpo (hemiplegia), porque as vias nervosas motoras atravessam o cérebro de um lado para outro, no tronco cerebral. Além disso, pacientes com AVC que envolva o hemisfério cerebral esquerdo podem apresentar dificuldades na fala ou na compreensão da palavra falada (afasia) e pacientes com danos ao hemisfério direito do cérebro tendem a apresentar problemas de percepção. Outros problemas associados ao AVC incluem dificuldades para engolir (disfagia), incontinência urinária e fecal e perda da visão, na direção do lado paralisado (HOOD & DINCHER, 1995).

Os fatores considerados de risco para o derrame citados por Smeltzer e Bare (2000) são: hipertensão, cardiopatias, colesterol elevado, obesidade, hematócrito elevado, diabetes mellitus, contraceptivos orais, tabagismo, abuso de drogas, consumo de bebidas alcoólicas, história familiar de AVC, idade avançada e estresse emocional.

Faz-se necessário, portanto, a prevenção desses fatores que de acordo com Black e Jacobs (1993) pode ser de três maneiras: a primeira é a através da prevenção primária, proporcionando orientações para as pessoas manterem o peso corporal adequado, controlar os níveis de colesterol e abster-se do fumo; a segunda é através da prevenção secundária, onde é necessário tratamento médico e o controle do diabetes, hipertensão e doença cardíaca; e a terceira maneira é a prevenção terciária; esta se destina aqueles indivíduos que já tinham experimentado um AVC sendo, portanto, necessário prevenir complicações relacionadas com a presença do derrame e infartações futuras.

De acordo com André (1999), o AVC é a primeira causa de incapacitação funcional no mundo ocidental e constitui a terceira causa de morte no mundo, atrás somente das cardiopatias em geral e do câncer.

2 AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o distúrbio neurológico mais freqüente em adultos, além de ser uma doença muito prevalente, apresenta altíssima morbidade, sendo a principal causa de incapacidade permanente em muitos lugares do mundo (KNOBEL, 2002).

André (1999) diz que a grande maioria dos pacientes com AVC agudo deve ser hospitalizado, sendo que a internação se justifica pela necessidade de rápida investigação da natureza do problema e pelo grande potencial de desenvolvimento de complicações clínicas e neurológicas, onde há hoje, uma sólida evidência de que a hospitalização em local em que há especialização no tratamento dos AVC pode melhorar o prognóstico.

Segundo Smeltzer e Bare (2002), os AVCs podem ser divididos em não-hemorrágicos (85%) e hemorrágicos (15%) os não-hemorrágicos ou isquêmicos geralmente resultam de trombose (coágulo sanguíneo dentro de um vaso do cérebro ou pescoço); embolia cerebral (coágulo sanguíneo ou outro material transportado para o cérebro a partir de outra parte do corpo); ou isquemia (diminuição do fluxo sanguíneo para uma área do cérebro). Já o hemorrágico é resultante de uma hemorragia cerebral (ruptura de um vaso sanguíneo cerebral com sangramento para dentro do tecido cerebral ou dos espaços que circundam o cérebro).

Brunner e Suddarth (1982 apud MACHADO, 1995), explicam à doença vascular cerebral, como qualquer anormalidade funcional do sistema nervoso central, causada pela interferência no suprimento sanguíneo normal para o encéfalo. Pode ser causado por hemorragia que ocasiona laceração cerebral, pela oclusão de um vaso ou por completa da luz de um vaso cerebral. O Acidente Vascular Cerebral é definido como a perda súbita das funções cerebrais, resultante da intenuação do suprimento para uma parte do encéfalo.

Os Acidentes Vasculares Cerebrais isquêmicos são subdivididos em cinco tipos diferentes: trombose de grande artérias (20%), trombose de pequenas artérias perfurantes (25%), acidente vascular cerebral embólico cardiogênico (20%), criptogênico (30%) e outros (5%). Os hemorrágicos podem ser causados por malformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com