TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Xadrez Em Quarenta Lições

Casos: Curso De Xadrez Em Quarenta Lições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

PREFEITURA DE COELHO NETO - MA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR BENEDITO DUARTE

XADREZ NAS ESCOLAS: Proposta curricular para implantação de aulas de xadrez nas séries finais do ensino fundamental

Luiz Lima dos Santos

Coelho Neto - MA

Mar/2015

PREFEITURA DE COELHO NETO - MA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR BENEDITO DUARTE

XADREZ NAS ESCOLAS: Proposta curricular para implantação de aulas de xadrez nas séries finais do ensino fundamental

Coelho Neto - MA

Mar/2015

APRESENTAÇÃO

De acordo com o escritor e cronista brasileiro Millôr Fernandes, o Xadrez é um jogo chinês que aumenta a capacidade de jogar Xadrez.

Concordamos que é uma tirada bonitinha, mas, também concordamos que a prática de Xadrez faz muito mais do que aumentar a habilidade do jogador: enxadristas são mais concentrados, prestam mais atenção aos detalhes, respeitam as autoridades, reconhecem seus limites, são humildes diante do desconhecido e sempre estão dispostos a aprender, não importa que sacrifícios sejam necessários para tal.

Algo de que nossos alunos necessitam bastante para terem sucesso em sua vida escolar é, sem dúvida, aumentar sua capacidade de atenção e concentração. E isso é o que pretendemos conseguir através da realização de um curso básico de Xadrez com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental.

Estruturamos o curso em quarenta horas, divididas entre aulas teóricas, práticas entre os alunos, feedbacks e discussões em grupo visando o aprimoramento das técnicas individuais.

Paralelamente, acompanharemos o desenvolvimento dos alunos nas atividades rotineiras da escola, objetivando quantificar os benefícios da prática do xadrez e, com isso, intensificar o número de argumentos para a implantação definitiva do estudo de Xadrez nas salas de aula do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

GERAL: Utilizar-se de raciocínio lógico e atitudes ponderadas na resolução de situações-problemas acerca de conteúdos escolares em geral e problemas de xadrez em particular.

ESPECÍFICOS:

Conhecer a história do Xadrez.

Compreender os fundamentos técnicos do jogo.

Aplicar os princípios éticos do enxadrista em situações variadas do cotidiano

JUSTIFICATIVAS

A aprendizagem de qualquer conteúdo escolar requer uma boa dose de disciplina mental e autocontrole, habilidades naturalmente presentes entre os praticantes do Xadrez. Consequentemente, a inserção de momentos de prática do jogo entre os estudantes contribuirá para disseminar entre os alunos a prática do uso da lógica e da ponderação antes da ação, pré-requisitos essenciais à aquisição de uma aprendizagem significativa.

Dentre as muitas habilidades trabalhadas pela prática do jogo de xadrez, destaco as seguintes como fundamentais, não só para o trabalho escolar mas, principalmente para a própria convivência em sociedade:

- Obediência às regras: viver em sociedade significa abrir mão de algumas liberdades pessoais em nome do bem coletivo. Obviamente isso quer dizer obedecer a algumas regras básicas. O jogo de xadrez se pauta em regras bem fundamentadas que devem ser obedecidas se quisermos ser bem sucedidos na partida. O mesmo se aplica ao convívio social.

- Disciplina: O sucesso só pode ser conseguido através de trabalho duro, dedicação e esforço constantes. É preciso estabelecermos um plano de ação e segui-lo a fim de conseguirmos o que queremos. No xadrez é a mesma coisa: a vitória depende de termos um plano bem traçado e de o seguirmos, fazendo apenas as adaptações necessárias para não fugirmos de nossa meta.

- Atenção: Um momento de desatenção pode ser a diferença entre o sucesso almejado e um fracasso retumbante. Na sociedade devemos estar atento aos detalhes em todas as atividades: compras, trânsito, trabalho, lazer, ou não aproveitaremos o suficiente, inclusive colocando a nossa vida e a dos que nos cercam em risco. No jogo de xadrez é parecido: um movimento descuidado pode por a perder todo um projeto bem traçado.

- Raciocínio lógico: Vivemos em um mundo físico, regido por leis claras e imutáveis. Tomando decisões baseados nessas leis correremos menos riscos de frustrações e surpresas desagradáveis. Agindo conforme a lógica de cada situação estaremos garantindo tanto o nosso bom sucesso quanto a segurança dos que nos cercam. Em xadrez, temos sempre que fazer movimentos baseados em uma lógica imutável ou nos condenaremos a perder nosso jogo em poucos lances.

- Humildade: Reconhecer que não sabemos tudo e submeter nossa vontade à autoridade daqueles que sabem mais do que nós; aceitar que existem posições de comando e posições de obediência – embora reconhecendo que tais situações podem ser mudadas – significa reconhecer que não podemos fazer tudo o que quisermos. Isso é atitude fundamental para o bom convívio social. Em xadrez aprendemos que tudo gira em torno do Rei, portanto, devemos ser humildes para reconhecer nosso papel de protegê-lo para termos sucesso em nossos intentos.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com