TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer De Mama - A Importância Do Diagnóstico Precoce

Trabalho Escolar: Câncer De Mama - A Importância Do Diagnóstico Precoce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DIRIGIDO FISIOLOGIA

1) Defina Homeostase.

Manutenção de condições quase constantes do meio interno, ou seja, Equilíbrio/Harmonia interna do organismo nas condições normais de temperatura e pressão.

O aumento ou a diminuição de uma determinada função dos sistemas provoca uma alteração fisica ou química no organismo. Essas alterações desencadeiam reações de correção funcional garantindo o equilíbrio dinâmico. A Homeostasia é a condição de equilíbrio do meio interno do corpo, produzida pela interação de todos os processos reguladores do corpo. A perturbação da homeostasia pode ser por estímulo externo ou interno, (cansaço, fadiga) além de por estresses psicológicos, quando a perturbação é moderada e temporária, as respostas das células corporais rapidamente restauram o balanço do ambiente interno. Se a perturbação for extrema a regulação da homeostasia pode falhar e podem levar a distúrbios, doenças ou até a morte.

Transporte de membrana plasmática: O Edema (inchaço) resulta do excesso de água no interstício, por que a célula perde água. O LIC- líquido intracelular está no interior das células, enquanto o LEC -líquido extracelular esta fora delas. O líquido intersticial é o LEC que preenche os espaços entre as células, enquanto o plasma é o LEC no interior dos vasos sanguíneos. O transporte de nutrientes é possivel pela membrana plasmática pois é semipermeável, portanto permite a entrada e saída de líquidos. No transporte passivo (sem gasto de energia) uma substância se move, ao longo de seu gradiente de concentração, através da membrana, usando sua própria energia cinética de movimento. Exemplo: as partículas deixam-se levar pela correnteza (sangue) e transportado á favor da correnteza. Formas de transporte passivo: Transporte simples: sempre terei uma substância simples (soluto) que passa do lado mais concentrado para o menos concentrado. Difusão Facilitada: uma proteína facilitadora facilita a passagem e/ou o transporte (sem gasto de energia). A proteína fica na membrana plasmática e "abre" espaço para passagem, ou seja, facilita a passagem da substância para dentro da célula. No transporte ativo, ou BOMBA SÓDIO/POTÁSSIO a energia celular é usada para impulsionar a substância "ladeira acima", contra seu gradiente de concentração. No transporte ativo primário e/ou Contra transporte ou Anti-Porte uma substância sai outra entra, tudo ao mesmo tempo. A energia derivada do ATP altera a forma de uma proteína transportadora, que "bombeia" uma substância através da membrana plasmática contra seu gradiente de concentração. Bomba Secundária, também chamada de cotransporte, ela só trabalha se a difusão efetiva é o movimento real de moléculas, ou íons, de área de maior concentração para área de menor concentração, até que seja atingido o equilíbrio. A osmose é o movimento efetivo da água, através de membrana seletivamente permeável, se área de alta concentração de água para área de menor concentração de água. Transporte Ativo secundário, a energia armazenada no gradiente de concentração de íons sódio ou de íons hidrogênicos é usada para impulsionar outras substâncias, através da membrana.

2) O coração apresenta células denominadas de alto rítmicas. De qual sistema cardíaco a frase anterior esta referindo? Explique.

Potencial de ação: existem no coração células musculares modificadas, na região do átrio direito chamada nódulo sinusal (sinoatrial), são células especializadas em receber o estímulo e passar para as outras células de forma homogenia (marcapasso natural), vias internoidas, nódulo átrio ventricular, feixe de Hiss (átrio ventricular) fibras de Purkinje (fica nos 2 ventriculos).

A função primária do sistema cardiovascular é a de levar sangue para os tecidos, fornecendo por seu meio, os nutrientes essenciais para o metabolismo das células, enquanto, ao mesmo tempo, remove os produtos finais de metabolismo das células. O coração atua como bomba, dado que, ao se contrair, gera a pressão necessária para deslocar o sangue ao longo da sequência dos vasos sanguíneos. O coração é uma bomba hidráulica dupla com 4 câmaras. Os vasos que conduzem o sangue, do coração para os tecidos são as artérias, que funcionam com pressão elevada, e contém porcentagem relativamente pequena do volume sanguíneo. As veias, que conduzem o sangue dos tecidos de volta ao coração, funcionam com pressão baixa e contêm a maior porcentagem do volume sanguíneo. Capilares, ficam interpostos entre as artérias e as veias, possuem parede finas, é através dos capilares que as trocas de nutrientes de produtos finais do metabolismo e de líquido ocorrem através das paredes dos capilares. O pericárdio é a membrana que reveste e protege o coração, que se divide em pericárdio fibroso e pericárido seroso: Fibroso - tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelático, assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma, impede o estiramento excessivo do coração, protege e ancora o coração no mediastino. Seroso - mais profundo, é uma membrana mais fina e delicada que forma uma dupla camada circundando o coração, se divide em camada visceral (mais interna), parietal (mais externa) e adere fortemente a superficie do coração. Entre a camada visceral e parietal corre um líquido pericárdio (secreção lubrificante que reduz o atrito entre as membranas enquanto o coração se move). O epicárdio é fino e transparente e reveste a camada externa do coração. É composto por mesotélio e por tecido conjuntivo delicado que dá ao coração textura lisa e escorregadia á sua superficie mais externa. O Miocárdio é um tecido muscular cardíaco, é responsável pela atividade de bombeamento do coração. É um músculo invonluntário. Endocárdio, é mais interno, forma um revestimento liso para as câmara do coração,e recobre as valvas.

3) Defina os seguintes termos:

a) Débito cardíaco: é o volume/quantidade de sangue ejetado em cada contração (sístole) pelos ventrículos ao organismo.

b) Frequência cardíaca: consiste em número de vezes que o coração relaxa e se contraem por minuto.

c) Bulhas Cardíacas: As bulhas cardíacas são vibrações de curta duração, que ocorrem quando as válvulas cardíacas se fecham.

d) Ciclo Cardíaco: são eventos cardíacos que ocorrem desde o início de um batimento cardíaco até o inicio de um novo batimento cardíaco, ou seja, é o ciclo completo de um batimento cardíaco.

4) Um indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com