TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas públicas de saúde para o câncer de mama masculino

Resenha: Políticas públicas de saúde para o câncer de mama masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

Políticas públicas de saúde para o câncer de mama masculino

Em 2009 e criado pelo Ministerio da saúde a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), devido a elevação do quantitativo de obto relacionado a doenças masculinas, principalmente o cancer de mama masculino.Visando desta forma, a estimulação do auto-cuidado e reconhecendo que a saúde é direito social básico de todos os homens.

A socieda impoe ao homem uma masculinidade indistrutivel passando de geração para geração.Ainda esse conceito venha sendo atualmente contestado e estejaperdendo seu vigor original no processo cultural, a concepção ainda prevalente da masculinidade é o eixo que extrutura a não procura aos serviços de saúde.

A PNAISH, vem com o intuito de demolir a imagem invulnerável masculina, mostrando que por desempenhar o papel fundamental de ser o " chefe" da família deve-se preocupar em promover sua saúde para obter qualidade de vida.

De acordo com o Ministerio da Saúde (2009), vem sendo cada vez mais dificil a aceitação masculina de realizar o auto cuidado, embora o indice venha subindo cada vez mais.(Brasil 2010) Em uma pesquisa realizada em 2010, dos 120 homens entrevistados, 70 nao sabiam sobre o cancer de mama masculino, muito menos da PNAISH. A procura por prevenção nao e realizada pelos homens, alegando nao poderem faltar ao trabalho para a espera em uma consulta, quando na verdade, eles nao aceitao o auto cuidado.Quando o assunto é a procura por assistência médica para prevenir doenças os homens desconversam, eles são mais inseguros e têm medo de descobrir alguma doença.

Essas sao as dificuldades que o SUS encontra para trabalhar no contexto de prevenção masculina. Pesquisas continuam sendo realizadas para tentar mudar esse quadro.

A Política traduz um longo anseio da sociedade a reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública [...] a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica _ porta de entrada do Sistema Único de Saúde _ e com as estratégias de humanização em saúde [...] o Ministério da Saúde vem cumprir seu papel ao formular a Política que deve nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o auto-cuidado e, sobretudo, o reconhecimento que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros. (BRASIL 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com