TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células eucarióticas e procarióticas

Seminário: Células eucarióticas e procarióticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 8

Células Eucariontes e Procariontes

As células procariontes são caracterizadas pela pobreza da membrana plasmática, não possuindo membrana separando cromossomos do citoplasma. Ainda caracterizadas por terem cromossomos únicos ausentes de nucléolos e se dividem por fusão binária. Acredita-se que são células primitivas. Compreendendo principalmente bactérias e algumas algas. Segue fig.1

(fonte site ebah.com.br)

As células eucariontes são mais complexas que as procariontes. Conforme Gerald Karp as principais características das células Eucariontes são (segue esquema figura 2):

- Divisão da célula em núcleo e citoplasma separadas pelo envoltório nuclear, contendo estruturas de poros complexas.

- Cromossomos complexos composto de DNA e associadas a proteínas que são capazes de compactar as estruturas mitóticas.

- Organelas citoplasmáticas membranosas complexas (inclui reticulo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, endossomos, peroxissomos e glioxissomos.

- Organelas citoplasmáticas especializadas para respiração aeróbica (mitocôndria) e fotossíntese (cloropastos).

- Complexo sistema de citoesqueleto(incluindo microfilamentos,filamentos intermediários e microtubulos.)

- Complexos flagelos e cílios

- Capacidade de ingestão de fluidos e particulas por aprisionamento dentro de vesículas de membrana plasmática (endocitose e fagocitose)

- Parede celular de celulose (nas plantas)

- Divisão celular usando o fuso mitótico de microtúbulos que separam os cromossomos.

- Presença de duas cópias de genes por célula (diploidia) uma de cada progenitor.

- Reprodução sexuada requerendo meiose e fertilização.

(Karp Gerald.Biologia Celular e molecular conceitos e experimentos Barueri SP,Manole,2005)

(figura 2 , fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/)

Membrana Plasmática

É a parte externa do citoplasma que separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular. Suas unidades são bicamadas lipídicas que contem moléculas proteicas. Ela só é possível ser vista pelo microscópio eletrônico. Ela é responsável pelo bom funcionamento da célula permitindo que substâncias adequadas penetrem no interior da célula e substâncias desnecessárias sejam expelidas. (Junqueira,Luis Carlos Uchoa,Biologia Celular e Molecular 9º Ed.Rio de Janeiro, Guanabara Koogan,2012.)

A maioria das membranas biológicas eucariontes possui colesterol a membrana plasmática possui colesterol e fosfolipídios em igual proporção intercalada. Conforme figura 3.

Fig. 3 (fonte: Site só biologia)

Imagem: Constituição química da membrana plasmática

Citoplasma

No citoplasma das células eucarionte é onde contem as organelas citoplasmáticas que pode se considerar que se divide em dois compartimentos um dentro do sistema de endomembranas e outro fora na matriz citoplasmática denominada citosol que possui os componentes mais importantes do citoplasma contendo estruturas vinculadas com a forma e movimento da célula ocorrendo a síntese proteica e as atividades metabólicas.

Principais Organelas:

Mitocôndria

Encontrasse em todas as células eucariontes, possui um sistema genético próprio com seu DNA, RNAm, ribossomos e RNAt e pode sintetizar algumas de suas proteínas. A principal função é liberar energia das moléculas de ácidos graxos e glicose provenientes dos alimentos,produzindo calor e molecular de ATP(adenosina-trifosfato)onde a energia que é armazenada em ATP é usada para realizar atividades de movimentação,secreção e divisão mitótica. O DNA mitocondrial quimicamente não possui diferença do DNA nuclear ,mas possui um código genético sendo apenas de origem materna já que as mitocôndrias dos espermatozoides são destruídas pelo ovulo. Existem doenças mitocôndrias que são doenças genéticas que podem afetar os genes, as moléculas podem estar em homoplasmia se copias mutadas ou heteroplasmia quando há copias mutadas que podem ocasionar doenças degenerativas.

Aparelho de Golgi

É constituída por um numero variável de vesículas achatadas e esféricas de diversos tamanhos ( fig.4). Dentre suas principais funções destacasse a separação no endereçamento das moléculas sintetizadas nas células encaminhando para as vesículas de secreção que serão expulsas da célula.É dividido em compartimentos distintos arranjados ao longo de um eixo a partir da face cis e face trans.A face cis é composta de uma trama interconectada que classifica as proteínas que serão devolvidas para o reticulo endoplasmático e as que serão liberadas.Já a face trans também classifica as proteínas que serão separadas e destinada a membrana plasmáticas e a compartimentos celulares.

No complexo de golgi ocorre a síntese de complexo de polissacarídeos das células.

Imagem:Aparelho de Golgi (fig.4)

Site: http://anatpat.unicamp.br/nptgliossarcoma2c.html#golgi

Reticulo endoplasmático

No citoplasma das células eucariontes existe uma rede de vesículas achatadas,vesículas esféricas e túbulos que se intercomunicam.O reticulo endoplasmático divide-se em reticulo endoplasmático liso e rugoso.A membrana do reticulo endoplasmático rugoso apresenta ribossomos em sua superfície voltada para o citosol enquanto o reticulo endoplasmático liso não tem ribossomos associados.Diferentes tipos de celula podem apresentar uma quantidade diferente de RE rugoso ou liso exemplo disto temos a celula do pâncreas e glândulas salivares que possuem áreas maiores de RER e células da musculatura esquelética e glândulas endócrinas que desenvolve extensamente REL.

O reticulo endoplasmático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com