TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA

Ensaios: DEMOCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

1- Introdução…………………………………………………………………………………………..pag-02.

2- Desenvolvimento……………………………………………..………………..pag-3, 4, 5, 6, 7, 8.

3- Conclusão………………………………………………………………………………………….pag-09.

4- Bibliografia………………………………………………………………………………………..pag-10.

Introdução

Este trabalho procura estabelecer um roteiro analítico sobre a evolução da reivindicação democrática em Angola, seu conteúdo e sua relação com os contextos sócio-economicos que têm caracterizado o país, desde a aparição da imprensa angolana na segunda metade do século XIX até ao começo do segundo semestre de 2003, quando se iniciaram preparativos de novas eleições.

A metodologia seguida aqui inclui a consulta bibliográfica multidisciplinar, consulta de jornais, revistas e documentos políticos – publicados, não publicados ou de difusão modesta - entrevistas com intervenientes nos sucessivos processos políticos desde 1960 e a própria experiência do autor nesses mesmos processos, estabelecendo assim um quadro em que se mescla a pesquisa por fontes e a pesquisa participativa.

Neste sentido, as anotações, artigos ou relatórios, elaborados pelo autor deste texto durante os últimos anos, serão a base principal de trabalho, procurando-se aqui sistematizá-los pela primeira vez.

Desenvolvimento Democracia

É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.

Democracia para Angola.

Quem pretender governar Angola a partir de agora deverá apresentar aos cidadãos um projeto que una a nação em torno desses objetivos, que desperte energias adormecidas, que estimule a imaginação criativa, que busque a ousadia inovadora, que construa consensos, e que conquiste o respeito e o apoio internacional.Quem pretender governar Angola a partir de agora precisa ser capaz de usar estes recursos humanos e naturais para construir uma nação inclusiva e solidária, com oportunidades iguais para todos, cuja prosperidade não seja usufruida só por alguns, nem seja medida apenas por estatísticas, mas evidenciada pela qualidade de vida do seu povo.

Quem pretender governar Angolaa partir de agora, para ter sucesso nesse desafio histórico, dependerá de uma legitimidade inatacável, sem máculas, que sòmente a vitória numa eleição autenticamente democrática confere.

Que esta mensagem de mudança chegue a todos os angolanos, em todos os recantos do nosso lindo país e no mundo. Queremos uma mudança para melhor, mudança com responsabilidade e segurança, mudança que mantenha o que funciona bem, que utilize o potencial de todos os quadros do país sem olhar para as cores políticas, mudança com grandeza moral, sem qualquer mancha de ressentimento ou revanchismo, mudança que respeite e proteja as minorias, mudança com sabedoria, sem precipitação e sem concessões aos modismos, enfim, mudança que construa sobre o que já foi construído, respeitando, ao mesmo tempo, a construção e os construtores.

Nada nos impede de lutar pela excelência em todos os campos. Temos que trazer para Angola a melhor educação que o mundo moderno pode proporcionar, a melhor medicina, a melhor tecnologia, a melhor saúde preventiva, a melhor prática de preservação do meio ambiente.

Democracia representativa

Em democracias representativas, em contraste, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, que então votam os assuntos em seu favor.

Do mesmo modo, muitas democracias representativas modernas incorporam alguns elementos da democracia direta, normalmente referendo.

Nós podemos ver democracias diretas e indiretas como os tipos ideais, com as democracias reais se aproximando umas dasoutras. Algumas entidades políticas modernas, como a Suíça ou alguns estados americanos, onde é frequente o uso de referendo iniciada por petição (chamada referendo por demanda popular) ao invés de membros da legislatura ou do governo.

A última forma, que é frequentemente conhecida por plebiscito, permite ao governo escolher se e quando manter um referendo, e também como a questão deve ser abordada. Em contraste, a Alemanha está muito próxima de uma democracia representativa ideal: na Alemanha os referendos são proibidos—em parte devido à memória de como Adolf Hitler usou isso para manipular plebiscitos em favor do seu governo.

Democracias ao redor do Mundo

É difícil precisar o número de democracias na actualidade. A linha que divide regimes democráticos dos regimes autocráticos é ténue. Muitos países (p.ex. Singapura) têm supostamente eleições livres, onde o partido do governo vence sempre, normalmente acompanhado por alegações ou evidências de repressão a qualquer oposição ao governo. Nesses países parece haver as chamadas "democracias de um só partido" (se bem que os termos democracia e monopartidariíssimo não são antagónicos).

No entanto, houve tentativas de determinar o número de democracias. De acordo com a Casa da Liberdade, no fim do ano 2000 havia 120 democracias no mundo.

Quase todos Estados hoje apoiam a democracia em princípio, embora geralmente não na prática. Mesmo muitas ditaduras comunistas chamam a si mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com