TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIGESTÃO, ALIMENTAÇÃO E MANEJO NUTRICIONAL DE EQUINOS

Por:   •  4/7/2018  •  Artigo  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)[pic 2]

UNIDADE ITUIUTABA

CURSO DE GRADUAÇÃO (LICENCIATURA) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ALDREY RAINE DE MORAIS

TÍTULO

DIGESTÃO, ALIMENTAÇÃO E MANEJO NUTRICIONAL DE EQUINOS

ITUIUTABA/MG

2017


ALDREY RAINE DE MORAIS[pic 3]

TÍTULO

DIGESTÃO, ALIMENTAÇÃO E MANEJO NUTRICIONAL DE EQUINOS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina de Metodologia Científica, do curso de Graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ituiutaba. A disciplina supracitada está sobre a coordenação do Prof. MSc. Allisson Rodrigues de Rezende.

ITUIUTABA/MG

2017


DIGESTÃO, ALIMENTAÇÃO E MANEJO NUTRICIONAL DE EQUINOS

Aldrey Raine de Morais¹ ; Vitor Faria de Oliveira² ; Prof. MSc. Marcelo Nogueira Reis³.

INTRODUÇÃO

A alimentação e o manejo nutricional é basicamente o estudo das exigências nutricionais e composição básica dos alimentos. Estudo do equino e processo digestivo das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas, por esses animais. Composição e formulação das dietas dos mesmos e utilização de programas de computador para formulação de sua dieta. O cavalo necessita de uma alimentação adequada e balanceada ao seu caráter individual. Seu aparelho digestivo é mais adaptado a comer um pouco de cada vez mas muitas vezes durante o dia, ao andar livremente, ele mesmo escolhe os próprios alimentos. Com o passar do tempo, devido a sua progressiva domesticação e ao tipo de esforço que estão sujeitos, a sua dieta é mais controlada e há uma vasta opção de alimentos disponíveis comercialmente.

O aparelho digestivo do cavalo é o mesmo, apesar de ter sofrido uma alteração muito significativa na alimentação. As vitaminas principais são do grupo B: A, D, E, K; elas ajudam a controlar várias reações químicas e, em pequenas quantidades, são necessárias para manter a saúde. Uma coisa importante é que, antes, o feno era um alimento muito importante, que so ele era necessário para a alimentação do cavalo, mas com o passar dos anos e os estudos, ele é pobre em vitaminas, necessitando de outros para complementação; enquanto que a erva e os alimentos verdes são boas fontes de alimento.

A dieta dos cavalos deve ser composta de forragens e cerais, com a finalidade de manter a sua energia necessária e bem estar físico do seu cavalo. Existem também algumas regras para os hábitos alimentares dos equinos para que sirva bem ao aparelho digestivo na qual vemos mais abaixo.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram usados livros sobre o estudo equino, avaliações da Unitri Uberlândia – Medicina Veterinária; com base nas informações sobre o conhecimento do trato digestivo desses animais; internet; e a ajuda especial de um professor e aluno da Unitri – Uberlândia para a realização do artigo e o auxilio do prof. MSc Alisson Rodrigues de Rezende que ensinou como realizar o trabalho de artigo cientifico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nos dias atuais, a alimentação de um cavalo está completamente alterada devido a uma progressiva domesticação e o tipo de esforço físicos que ficaram sujeitos. Com isso, a fim de manter energia necessária ao trabalho do animal e ao bem estar físico, a dieta do cavalo deve ser composta por dois componentes importantes na sua nutrição:

  • Forragens: principal constituinte da sua dieta, este deverá conter capim ou os conservados (feno e silagem);
  •  Cereais: exemplos do milho, cevada, aveia (estes são floculados, moídos ou cozidos para aumentar a sua digestibilidade).

Existem também regras de alimentação que devem ser seguidas e cumpridas a fim de servir o aparelho digestivo do animal de maneira correta.

  • Nunca utilizar rações moles ou ruins, sempre alimentos de altíssima qualidade;

  • Ao alimentar um cavalo, nunca se baseie no volume da comida e sim no seu peso – sempre o alimente com base no peso do animal e pese a comida antes de o alimentar;
  • Sempre tenha ao alcance do animal agua limpa e fresca;
  • Seu cavalo necessita de pelo menos, duas refeições diárias ou três ou quatro no caso de atividade extrema, de modo que coma pouco mas que coma mais vezes;
  • Se o cavalo for de atividade pesada ou atleta, leve-o ao veterinário antes de aumentar o tipo de alimento e sua quantidade.
  • Sempre de descanso ao seu animal após as refeições, e, após o trabalho, alimente-o uma hora depois.

Sistema Digestório Equino

Uma das principais características desses animais são: desenvolvimento dos

dentes, membros inferiores e evolução do intestino grosso em câmeras de fermentação. “Equinos e ruminantes possuem hábitos alimentares semelhantes, entretanto diferem quanto ao local de degradação microbiológica da fibra (Meyer, 1995)”.

           Em ruminantes, os alimentos são digeridos da seguinte forma: são degradados bem no inicio do trato grastro intestinal (rúmen), já nos equinos, ele possuem uma estrutura localizada no intestino grosso, bem no final do sistema digestório chamada ceco.

“Os equinos tendem a gastar mais de 80% do seu tempo pastando, além disso, selecionam como alimentos  forragens tenras e suculentas, que possuem alto teor de umidade, carboidratos estruturais, lipídeos e proteínas solúveis, porem com baixo teor de amido (Frape, 2007)”

           Nas fazendas, muitas pessoas usam o animal de forma errada, os mantem presos em baias, com limite extremo de refeições por dia e ainda por cima, péssima qualidade de alimento, ocasionando um mau trato do animal e transtornos digestivos. Com isso, o animal terá uma consulta veterinária e uma possível chance de melhoria alimentar. Contudo, ainda existe aqueles que não se importam com o animal, o usam apenas como meio de trabalho (tração), ocasionando que o animal fique doente e o leve ate mesmo a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com