TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo Nutricional De Caes E Gatos

Ensaios: Manejo Nutricional De Caes E Gatos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade acrescentar o estudo da nutrição em animais de estimação, de forma a reunir autores e trazer conceitos importantes para o entendimento do assunto. Muito se tem discutido sobre a qualidade da alimentação destes animais, mas são escassas as informações e pesquisas no Brasil.

Assim como todos os seres vivos, animais de companhia necessitam de água e alimentos para continuarem vivendo e permanecendo saudáveis. Os componentes dos alimentos que executam esta função são denominados nutrientes.

A necessidade de uma alimentação adequada, que requer nutrientes que forneçam energia é a base do estudo da nutrição animal. A qualidade na alimentação de animais de companhia vem sendo a cada dia mais aprimorada, pois cães e gatos exigem proteína para substituir aquela usada para a manutenção do tecido e seu reparo, e também pra produção de anticorpos, hormônios, enzimas e hemoglobina.

A alimentação dos animais de companhia passou por uma evolução visível nas últimas décadas. Na década de oitenta a maioria deles ainda era alimentada com os restos de comida de seus proprietários, e poucas industrias de rações existiam e investiam no Brasil. Dois fatores contribuíram para a expansão do segmento: o poder aquisitivo das populações dos grandes centros aumentou e os padrões de consumo se sofisticaram.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais (ANFAL), o Brasil é o primeiro mercado produtor de alimentos balanceados para animais de estimação na América Latina e o terceiro no mundo. O país perde apenas para os EUA e China. Atualmente são 3,2 milhões de toneladas ao ano.

Com a grande gama de produtos alimentícios para animais de companhia disponíveis para o consumidor, os proprietários começaram a escolher entre aqueles que, além de nutricionalmente balanceados, oferecessem vantagem adicionais como palatabilidade e qualidade de matéria prima, ausência de aditivos químicos condenados na alimentação humana, corantes alimentícios, etc. Para atender a estes consumidores, surgiram os alimentos diferenciados, denominados premium e superpremium.

A indústria da alimentação animal está tão afinada a indústria de alimentação humana que a denominação “ração”, largamente utilizada para expressar “dieta balanceada” em outras produções animais, como aves e suínos, é substituída, neste segmento, pela expressão “alimentos completos”, ou “alimentos especiais”, etc. Esta denominação foi oficializada pelo Ministério da Agricultura (2002), através da Instrução Normativa nº 8, de 11 de outubro de 2002, que fixa padrões de identidade e qualidade de alimentos completos e de alimentos especiais destinados a cães e gatos.

Nutrição do Cão e do Gato

Todos os animais necessitam dos alimentos para manterem-se saudáveis, sendo assim, define-se como alimento toda substância que pode nutrir os seres vivos, e essa substância pode ser sólida ou líquida que uma vez ingerida, pode aportar materiais produtores de energia e para o crescimento.

E os componentes dos alimentos que realizam essas funções são chamados de nutrientes, e os principais tipos de nutrientes são: carboidratos, ácidos graxos, proteínas, minerais, vitaminas, um último componente importante é a água, que apesar de ser essencial, não é considerado um nutriente.

São raros os alimentos, que oferecem apenas um nutriente, em grande parte, eles são uma mistura, incluindo os nutrientes necessários para o animal, a ração é um exemplo dessa mistura. Proporcionalmente, os minerais e vitaminas, são encontradas em menor quantidade, em relação aos outros elementos.

As recomendações diárias variam de acordo com o estágio da vida do animal, por exemplo, um animal que está em gestação, lactação ou em fase de crescimento, as necessidades de nutrientes são superiores nessas fases, também variam quanto à raça, atividade física, peso, sexo. As necessidades mínimas diárias se definem como a menor quantidade de um determinado nutriente que deve ser ingerido ao dia para manter o metabolismo corporal.

No Brasil, existe a Instrução Normativa n°09 de 09.06.03, que estipula valores nutricionais mínimos e máximos, baseados em literatura, tais como: o National Research Council (NRC), a AAFCO, entre outros.

Essa Instrução Normativa abrange os seguintes âmbitos:

• Alimentos completos para cães em crescimento (seco, semiúmido e úmido);

• Alimentos completos para cães adultos (seco, semi-úmido e úmido);

• Alimentos completos para gatos em crescimento (seco, semi-úmido e úmido) e

• Alimentos completos para gatos adultos (seco, semi-úmidos e úmidos).

De acordo com a IN n°09 a definição para alimentos é:

• Completos: são aqueles que garantem todos os níveis nutricionais necessários à Correta alimentação diária de cães e gatos saudáveis.

• Especiais: são os alimentos específicos ou coadjuvantes especialmente formulados ou processados e que possuam propriedades nutricionais específicas relacionadas ao valor energético e demais nutrientes (incluindo-se vitaminas, minerais, prebióticos, probióticos, etc...); destinados a cães e gatos com distúrbios fisiológicos ou metabólicos momentâneos, em cuja formulação é incondicionalmente privada de qualquer agente farmacologicamente ativo.

De acordo com a IN nº9, estão descritos nas tabelas abaixo os valores mínimos e máximos de cada elemento em rações secas. (Tabela 1 e 2)

Tabela 1 - Valores mínimos e máximos de cada elemento para cães adultos

Fonte: Diferenças Nutricionais entre Cães e Gatos Adultos (2009)

Tabela 2 - Valores mínimos e máximos de cada elemento para gatos adultos

Fonte: Diferenças Nutricionais entre Cães e Gatos Adultos (2009)

Energia

A energia é essencial na vida dos animais e tem como função gerar a força necessária para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com