TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA APLICADA PESQUISA SOBRE A CÓLERA

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 10

IFMT CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA

CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA APLICADA

PESQUISA SOBRE A CÓLERA

ANDRÉ LUIZ PEREIRA E WILLIAN MATOS

Cuiabá

Agosto de 2014


[pic 1][pic 2][pic 3]

IFMT CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA

CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA

DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA APLICADA

PESQUISA SOBRE A CÓLERA

Pesquisa apresentada para a disciplina de Microbiologia aplicada para obtenção de nota parcial do Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química ministrada pelo profº Glieber Beliene

ANDRÉ LUIZ PEREIRA E WILLIAN MATOS

Cuiabá

Agosto de 2014[pic 4]

[pic 5]

Sumário

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

Contexto histórico        

Definição        

Etiologia        

Formas de Transmissão        

Período de Incubação        

Epidemiologia        

Mundo        

Brasil e América Latina        

Atualmente        

Sintomas        

Diagnóstico        

Tratamento        

Recomendações        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

        Desde o primeiro momento em que o ser humano surgiu, junto com ele surgiram algumas patogenias. Pode-se citar muitas, começando com a peste negra que causou muitas vítimas na Idade Média, até a ebola, que merece destaque na contemporaneidade. A cólera não é muito diferente, pois esta também provocou e provoca muitas vítimas. Ressalta-se as suas várias pandemias, bem como a bactéria causadora da doença e suas formas de transmissão.

        Desta maneira, esta pesquisa busca definir esta doença, que é tão comum no cotidiano e pouco conhecida pelas massas, seus sintomas, prevenção, ou seja, suas características e geral. E a abordagem de forma clara e objetiva foi utilizada como instrumento diretor desta pesquisa.


DESENVOLVIMENTO

Contexto histórico

A cólera é uma doença que remonta a épocas anteriores a cristo, sendo descrita dos tempos do médico grego Hipócrates. Mas a origem da doença é relacionada a Índia, precisamente ao Vale do Rio Ganges. Nota-se que neste país asiático a transmissão da doença é milenar, mas os primeiros casos registrados pelos europeus foram descritos pelo português Gaspar Corrêa, em 1503. Este navegador estava em Calcutá e notificou um caso no exército da cidade.

        Efetivamente, essas investidas europeias nesses países asiáticos geraram um efeito de proliferação da doença. Isto ocorreu de forma mais acentuada com a investida de exploradores ingleses no fim do século XVII na região de Bengala, Índia. Deste modo, ao retornarem para a Europa, alguns desses indivíduos transmitiram a doença e o 1º caso, fora das dependências indianas, foi notificado em 1812.

Definição

É uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarreia. O V. chorelae pode ser de dois tipos: Vibrio cholerae O139 ou Vibrio cholerae O1.

        

Etiologia

[pic 6]

[pic 7]        O agente causador da cólera é o Vibrio cholerae O1 toxigênico ou O139 com bacilo gram-negativo, com flagelo polar, aeróbico ou pode ser anaeróbico facultativo, ele também é conhecido como Bengal . A bactéria foi isolada por Koch por volta de 1884 no Egito e na Índia onde que na época era chamado de Kommabazilus que significa (bacilo com vírgula).

        Portanto, existem dois biotipos de Vibrio cholerae O1. O primeiro deles, denominado clássico, foi descrito pelo Koch, e o segundo chamado de El Tor, isolado por Gotschlich em 1906, sendo tal procedente de peregrinos vindo de Meca. Ambos são indistinguíveis na forma bioquímica e antigenicamente; de forma igual, eles se enquadram na espécie Vibrio cholerae e integram o sorogrupo O1. O sorogrupo apresenta três sorotipos sendo eles Ogawa, Inaba e Hikjima. O biotipo El Tor só foi aceito como agente etiológico em 1961 exatamente no início da 7ª pandemia.

        Com relação ao biótipo, El Tor ele acontece de uma forma mais leve em relação ao biotipo clássico. A relação entre o número de doentes e o de portadores com o biotipo clássico é de ½ a 1/4, em relação ao El Tor a relação é de 1/20 a 1/100. O biotipo El Tor tem uma maior resistência a condições externas, ele consegue sobreviver por mais tempo do que o tipo clássico, isso favorece sua disseminação.

Formas de Transmissão

        A formas de transmissão ocorrem tanto em uma cidade que tenha saneamento básico como naquelas que não tem. Entretanto, ela afeta principalmente habitantes de comunidades carentes onde o saneamento básico é inadequado. Alguns animais que vivem em locais contaminados pode contrair o vírus e acabar expelindo-o de forma passiva. A doença mantém-se através do ciclo de transmissão homem-meio ambiente-homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (374.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com