TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: metodologia de pesquisa

Relatório de pesquisa: Disciplina: metodologia de pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 9

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA

PESQUISA

O QUE É PESQUISA?

Pesquisa é um conjunto de ações com o objetivo de encontrar soluções para um determinado problema, em nosso dia a dia fazemos várias indagações levantamos problemas que tentamos solucionar, e quando realizamos ações para solucionar o problema, estamos no processo de pesquisa, dependendo do resultado passamos essas soluções para outras pessoas com a intenção de ajudá-la, visando a pesquisa dessa forma Demo (1996) a considera uma atitude, um “questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.

Numa visão mais científica Minayo (1993) diz que a pesquisa é como uma “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.

De uma forma bem simples podemos dizer que a Pesquisa é procurar respostas para indagações propostas. Segundo Gil (1999), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

Ainda segundo Gil (2002) a pesquisa é um “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”

O objetivo de uma pesquisa é contribuir com o avanço da ciência e responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente e de relevância para o interesse social.

Dependendo da abordagem a pesquisa pode ser dividida em:

Pesquisa Quantitativa, onde tudo pode ser quantificável, adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários), auxiliando na tradução de números dentre as opiniões e informações para consequentemente classificá-las e analisá-las. Este modelo de pesquisa requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas, como por exemplo, percentagem, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação e outros. O objetivo desse modelo de pesquisa é mensurar e permitir o teste de hipóteses, pois os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.

Já a Pesquisa Qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, tem caráter exploratório, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, abrindo espaço para a interpretação.

É uma pesquisa indutiva, onde o pesquisador desenvolve conceitos, idéias, entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos. Neste método de pesquisa o pesquisador tem contato direto com os entrevistados, favorecendo informações que proporciona a cientificidade da investigação (TRIVIÑOS, 1987)

Dependendo do objetivo da pesquisa, esta pode ser subdividida em Exploratória, Descritiva ou Explicativa. Veremos mais sobre estas:

Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Por ser uma pesquisa muito específica esta assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Utiliza-se técnicas padronizadas de coleta de dados como questionário e observação sistemática.

Explicativa: este tipo de pesquisa explica a razão dos fenômenos, buscando aprofundar o conhecimento da realidade, utiliza-se geralmente na Pesquisa Experimental.

Ainda em relação a pesquisa podemos dividi-la em:

Bibliográfica;

Pesquisa-Ação;

Estudo de Caso;

Participante;

Documental.

A Pesquisa Bibliográfica é desenvolvida em cima de materiais já existentes que estão disponíveis para consulta, como livros, dissertações, dicionários, artigos científicos e outros.

Numa pesquisa bibliográfica deve-se reunir um conjunto de autores para a discussão da questão que tenham publicado conteúdos que fundamentem uma discussão teórica. O pesquisador deve ter cuidado ao articular as informações coletadas, através de uma análise critica, não meramente descritiva.

Este modelo de pesquisa antecede às pesquisas documentais, de campo, laboratório, representando o elemento chave de um estudo exploratório sobre o assunto a ser estudado.

Sobre a Pesquisa-Ação podemos dizer que é um método de pesquisa social na qual o pesquisador detecta um problema em seu meio e busca, junto com outros atores, uma solução.

Para Vergara (2007) :"Pesquisa-ação é um tipo particular de pesquisa participante e de pesquisa aplicada que supõe intervenção participativa na realidade social. Quanto aos fins é, portanto, intervencionista".

Podemos dizer que a pesquisa-ação é a prática que associa pesquisadores numa mesma estratégia de ação para alterar uma determinada situação, consequentemente podemos visualizar uma estratégia de pesquisa com intuito de adquirir um conhecimento sistemático sobre a situação identificada.

Segundo Thiollent (1996), a pesquisa-ação é [...] um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Portanto esta pode ser definida como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com