TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA MITOCONDRIAL

Exames: DNA MITOCONDRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 2

DNA Mitocondrial

Além do DNA genômico, presente no núcleo das células, também há DNA nas mitocôndrias, organelas situadas no citoplasma. Esse DNA é muito menor que o nuclear e tem estrutura circular, que o torna mais parecido com o das bactérias.

No contexto da análise forense, o interesse pelo DNA mitocondrial surgiu por vários motivos: primeiro esse DNA também contém regiões polimórficas que permitem sua individualização; segundo, os descendentes recebem esse DNA apenas da mãe, o que permite traçar a linhagem materna de uma pessoa; e terceiro, esse DNA é mais resistente à degradação que o DNA nuclear. Assim, em grandes desastres (incêndios, explosões, queda de avião, etc.), quando é mais difícil identificar os corpos, analisa-se o DNA mitocondrial. Este é extraído dos restos mortais e a sequência de interesse é comparada com sequências obtidas de irmãos ou ascendentes maternos.

Doenças Mitocondriais

Existem muitos tipos de doenças mitocondriais e a maioria delas caem no âmbito da pediatria, são as mitocondriopatias hereditárias. Entretanto as mitocondrias são as principais geradoras de energia da célula e sofrem todos os tipos de agressões externas e internas e nós clínicos nos esquecemos da sua existência. A principal fonte de energia da célula é proveniente da mitocondria. Esta organela é o motor mais potente de produção de energia e portanto de síntese das proteínas e de todos elementos químicos citoplasmáticos. No presente momento e disponível para o pronto uso em clínica temos em mãos muitas armas para manter esse nosso parasita amigo em plena ação.

Com o emprego da estratégia biomolecular mais rudimentar (prática regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina em 1998), cuidamos das mitocondrias, mantemos a sua função bioenergética e conseguimos aumentar a eficácia da medicina convencional.

Em 1962, Luft foi o primeiro a observar que a mitocondria poderia desempenhar algum papel no patogênese do hipermetabolismo de origem não tireoideana de um paciente com miopatia, cujo músculo esquelético continha um número exagerado de mitocondrias.

Hoje os defeitos mitocondriais são encontrados em grande variedade de doenças degenerativas do sistema nervoso central (por ex. doença de Parkinson e Alzheimer), no envelhecimento, nas moléstias degenerativas em geral, no diabetes e no câncer.

As moléstias mitocondriais afetam comumente tecidos que necessitam de alto consumo de energia como o coração, músculo esquelético, rins e glândulas endócrinas.

Fontes de pesquisa: http://www.medicinacomplementar.com.br/tema061204.asp

http://www.brasilescola.com/busca/?q=Doen%E7a+mitocondrial&x=0&y=0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com