TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a relação entre a estrutura do DNA e a eficácia do processo de extração?

Tese: Qual a relação entre a estrutura do DNA e a eficácia do processo de extração?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Tese  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

. Qual a relação entre a estrutura do DNA e a eficácia do processo de extração?2. Qual a função do álcool e do detergente e do sal?3. Explicar a diferença entre a pectina e o DNA encontrado na solução.4. Esta técnica pode ser aplicada em outros organismos?

RESPOSTAS:(01)

O DNA é uma macromolécula sensível aos agentes químicos e físicos utilizados noexperimento. E por causa disso, o processo de extração é muito eficaz. Por exemplo,quando colocamos o tubo na vasilha com água fervendo e deixamos em banho-maria por15 minutos as ligações de hidrogênio se desfazem no DNA e ,também, há a desnaturaçãodas proteínas na célula.

(02)DETERGENTE:

O detergente emulsiona gorduras, ou seja, atua nas membranas da célulaque são formadas de fosfolipídios, desestruturando-as.

SAL:

O NaCl em solução dissocia-se em Na+ e Cl- . Estes íons interagem com os fosfatosdas moléculas de DNA, tornando-as neutralizadas e estabilizadas, menos solúveis na água.

ÁLCOOL:

O álcool etílico desidrata ainda mais as moléculas de DNA, retirando-as dasolução. Proporciona uma fase visível do DNA, já que a molécula é insolúvel no álcool. Oresultado pode ser visualizado como uns filamentos esbranquiçados que são a váriasmoléculas de DNA emaranhadas. Não é possível visualizar a dupla-hélice, pois estaestrutura só pode ser visualizada de modo indireto e através de aparelhos sofisticados.

(03)

O DNA encontrado na solução após a precipitação fica como um emaranhado

formado uma “nuvem” branca .E a pectina fica como se fosse uma “gelatina” na solução.A

diferença entre uma pectina e o DNA são varias ,entre elas a subunidade constituinte decada um e o tipo de ligações entre esses constituintes : o primeiro é formado poraminoácidos e as ligações são peptídicas, já o segundo é formado por nucleotídeos e assuas ligações são fosfodiéster.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com